Abertas inscrições para transferência de alunos de outras instituições

 6 de setembro de 2017 - 18h25

Estão abertas as inscrições para estudantes que possuem vínculo ativo – matrícula ou trancamento – em outra instituição de ensino superior ou de educação profissional e desejam transferir-se para a Universidade Federal do Paraná.  O edital do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para transferências externas foi divulgado nesta segunda-feira. As inscrições e o pagamento do boleto devem ser feito até as 23 horas do dia 25 de setembro. Pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal podem solicitar isenção da taxa. Há vagas para cursos ofertados no Setor Litoral.

A seleção para as vagas existentes será feita por prova de conhecimento específico do curso desejado, marcada para o dia 15 de outubro. O edital com os nomes dos candidatos aptos a continuar no processo está previsto para o dia 5 de janeiro de 2018. Em seguida ocorrerá  a análise do preenchimento dos critérios definidos no edital de inscrição.

Para requerer acesso às vagas remanescentes o candidato precisa estar matriculado no mesmo curso pretendido na UFPR ou em curso afim; não ter sido jubilado na UFPR em qualquer curso; não possuir período de trancamento na instituição de origem maior que três anos ou seis semestres; ter concluído um mínimo e não ter ultrapassado um máximo da carga horária conforme determinado em edital.

Provar
O Provar é o mecanismo da UFPR para ocupação das vagas remanescentes em graduação. Ele atende, por meio das suas modalidades, alunos da UFPR, ex-alunos e comunidade externa que estude em outra instituição de Ensino Superior ou que já tenha concluído o seu curso.

Confira o calendário das próximas etapas do Provar:

TRANSFERÊNCIA EXTERNA (Alunos de outras instituições que desejam transferência para a UFPR)

04/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

04/09/2017 a 15/09/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

25/09/2017 – Prazo final para inscrições e pagamento do boleto (até 23h59min)

11/10/2017 – Divulgação do ensalamento na internet

15/10/2017 – REALIZAÇÃO DAS PROVAS (mudança de horário de verão)

05/01/2018 – Divulgação do edital dos CLASSIFICADOS no processo (Neste momento a transferência ainda não está confirmada, é divulgado apenas os candidatos que estão aptos a continuar. Na sequência é feita a análise dos critérios exigidos no edital de inscrição e divulgado o resultado final dos aprovados.)

Data a ser divulgada – Edital dos aprovados

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

REOPÇÃO DE CURSO (Alunos da UFPR que desejam trocar de curso)

18/09/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

09/10/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

18 e 19/10/2017 – Entrega de documentação

30/10 a 03/11/2017 – semana da prova específica para cursos que utilizarão este critério (o dia da prova para cada curso será divulgada no edital de inscrição)

27/11/2017 – Divulgação do edital de resultado

06 e 07/12/2017 – Novo registro acadêmico (o candidato que tenha seu nome divulgado no edital de resultado e não comparecer perderá a vaga na UFPR).

 

REINTEGRAÇÃO DE EX-ALUNO (Alunos da UFPR que abandonaram o curso e desejam retornar para o mesmo)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS (Graduados com uma habilitação que desejam outra habilitação no mesmo curso)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

29 e 30/11/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

 

APROVEITAMENTO DE CURSO SUPERIOR (Graduados há pelo menos 02 anos que desejam outro curso de graduação)

06/11/2017 – Divulgação do edital e início das inscrições

06/11 a 08/11/2017 – Período para solicitação de isenção da taxa**

20/11/2017 – Prazo final das inscrições (até as 16h)

06 e 07/12/2017 – Entrega de documentação

12/01/2018 – Divulgação do edital de resultado

Data a ser divulgada – Registro acadêmico

* as datas podem ser alteradas.

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