​II Fórum lança carta de recomendações para PDS

 17 de agosto de 2018 - 19h13

Na quinta-feira, 16 de agosto, estiveram reunidos em Matinhos reconhecidos pesquisadores, ativistas e representantes de instituições públicas e privadas que trabalham com questões socioambientais do litoral paranaense. O ​II Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável: o Plano de Desenvolvimento Sustentável Litoral em Debate teve como objetivo aprofundar a discussão sobre o processo de criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná, que está sendo realizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio de uma consultoria, realizada com recursos oriundos do Banco Mundial. Cada um dos palestrantes e debatedores apresentou suas recomendações, que foram compiladas em uma carta pública que pode ser consultada aqui: Carta de Matinhos.

Na mesa de abertura a professora Liliani Tiepolo, coordenadora PPGDTS/UFPR, afirmou que a UFPR tem muito a dizer sobre o desenvolvimento do litoral do Paraná e que esse foi o propósito do evento. Estiveram presentes o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco Mendonça, e o diretor do Setor Litoral, Renato Bochicchio.

Na palestra de abertura, o engenheiro florestal Paulo Roberto Castella (SEMA) fez um panorama sobre as iniciativas de planejamento e de conservação do ambiente natural no litoral do Paraná, ressaltando que poucas chegaram a ser efetivadas. Segundo ele, as primeiras iniciativas foram tomadas nas décadas de 80 e 90, sendo o professor José Bigarella, uma figura fundamental no estudo e nas preposições feitas desde aquelas épocas.

Na mesa que seguiu a palestra, relevantes aspectos para o desenvolvimento foram abordados, como a biodiversidade, as comunidades tradicionais e aspectos socioeconômicos. Segundo a dra. Camila Domit (PPGSISCO-UFPR) é preciso preservar as condições mínimas para a manutenção da flora e da fauna locais. “O ecossistema litorâneo depende de ‘ veranistas’ da fauna e da flora e se esses turistas não encontram as condições necessárias para sua vida, seja para a reprodução ou para a alimentação, eles também não veem mais e, se eles não veem mais, aquele ecossistema como um todo perde a sua funcionalidade”, explicou Camila.

As palestras e mesas redondas seguiram pela tarde, com a participação de pesquisadores como Eduardo Vedor de Paula (PPGGEO/UFPR); Rodrigo Reis (PPGDTS/UFPR); Patrícia Martins (IFPR/Paranaguá); Dailey Fischer (Matter Natura, Observatório de Conservação Costeira); entre diversos outros. A palestra de encerramento foi proferida pelo jurista Carlos Frederico Marés de Souza Filho (PUC-PR e PPGMADE/UFPR).

 

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300