2021: ano do centenário de Paulo Freire

 17 de março de 2021 - 14h49

Durante todo o ano de 2021 será comemorado o aniversário de 100 anos do nascimento de Paulo Freire. Eventos como: palestras, ciclos de leitura, apresentações culturais, dentre outras atividades estão programadas para celebrar a vida e obra do Patrono da Educação Brasileira.

Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social e como forma de reconhecer e reivindicar direitos. Seu pensamento atravessou fronteiras e influencia a pedagogia ao redor do mundo. Acompanhe aqui as ações e eventos comemorativos programados conforme a divulgação for acontecendo:

Live: Esperançar com Freire

No próximo dia 15/09/2021 a direção da UFPR Litoral promove a Live Esperançar com Freire, que contará com a participação do professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Peri Mesquida, doutor em Ciências da Educação pela University of Génève, e da professora da UFPR (Setor de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação), Sônia Maria Chaves Haracemiv, doutora em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP; que discorrerão suas falas sobre o tema: Paulo Freire: uma trajetória pedagógica de denúncia e anúncio utópico encharcada de amorosidade.   data: 15 de setembro das 18h às 19h30
Transmissão pela página do Facebook UFPR Litoral e pelo canal do  Youtube UFPR Litoral
Palestrantes: Peri Mesquida e Sônia Maria Chaves Haracemiv  

Busto “Paulo Freire na UFPR Litoral

Neste ano de 2021, Paulo Freire estaria fazendo 100 anos e a UFPR Litoral vem festejando o Patrono da Educação brasileira de várias formas. Uma dessas formas de comemoração é a participação do Projeto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Paulo Freire em Movimento, que está levando bustos de Freire, confeccionados por artesãos nordestinos, por todo o país.

Quem recebeu Freire aqui no Setor foi Maria, filha da servidora técnica Kelly, em uma expressão simbólica desse momento, pois, para Freire, o mundo melhor é sempre aquele que está por vir, um mundo onde construímos, pela luta, a liberdade, o belo e o justo.

Receber o busto de Paulo Freire no Setor Litoral é, além de comemorarmos os 100 anos de Freire, reforçar nosso compromisso político e social pela universidade pública, gratuita, inclusiva, diversa, fundamentada na educação emancipatória de fundamentação freireana.

Semana “Paulo Freire – Pensamento, Obra e Legado na Atualidade”

A UFPR Litoral participa da Semana “Paulo Freire – Pensamento, Obra e Legado na Atualidade” como integrante do coletivo Universidades Rumo ao Centenário de Paulo Freire, que reúne discentes, técnicos e docentes da UNIFAL-MG, UEPG, UFG, UNILA, UFR, UFMS, UFPR e UFSCar. 

O evento online  e gratuito acontece do dia 13 ao dia 17 de setembro de 2021 e contará com encontros, rodas de conversa, oficina, sarau literário e vivências, buscando reunir os participantes em momentos de partilha de saberes, experiências, sonhos e possibilidades de transformação do mundo inspirados pelo nosso Patrono da Educação Brasileira. 

Orientações:
-As inscrições devem ser realizadas no evento e nas atividades específicas de seu interesse
-A participação em atividades do evento somente será certificada para as pessoas que se inscreverem previamente dentro do período de inscrições
-A certificação será emitida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e poderá ser obtida a partir do mês de novembro de 2021

Saiba mais – Programação completa
https://www.unifal-mg.edu.br/portalpaulofreire/

Inscrições – Período: 27/08/2021 a 10/09/2021
https://www.even3.com.br/PauloFreire_Pensamento_obra_legado
Certificação – A partir de novembro de 2021
https://sistemas.uepg.br/producao/pro-reitorias/proex/siaex/public/Index

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é idAsGoMSueqVvr0uTDuQCOER88IMR6W6kSsjR_-E6TMJxW-8YP0Mk4JDCGfuZtzugaI2zytbc2-oURJfSfV8zGQQHmSFhcHhnxkzdRfT33rvb0kWXMm6r-5NBtMy6vACdNj4tLaHvytzU9gJM2Ed=s0-d-e1-ft

UFPR Litoral Rumo ao Centenário de Paulo Freire!

O patrono da Educação brasileira completaria 100 anos em 19 de setembro deste ano e, como homenagem, um coletivo formado pela UNIFAL-MG, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Matogrosso (UFMT), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, estão na organização de uma série de ações e eventos para marcar o centenário do educador.

A primeira série de eventos promovida pelo Coletivo Universidades rumo ao centenário de Paulo Freire foi organizada no mês de dezembro de 2020 e trouxe a participação da educadora Nita Freire, do professor Ubiratan D’Ambrosio, docente emérito da Unicamp, e do sociólogo Miguel Arroyo, ex-professor da UFMG.

Em abril de 2021, o debate foi no âmbito internacional. Com o título “Paulo Freire e sua obra nos anos 1960 e 1970 – perspectivas internacionais”,o evento contou com os palestrantes Abdejalil Akkari (Universidade de Genebra – Suíça), Ole Skovsmose (Universidade de Aalgorg – Dinamarca/ UNESP – Campus do Rio Claro), Marilyn Frankenstein (Universidade de Massachusetts – EUA) e Ira Shör (Universidade de Nova York – EUA).

No mês de agosto foram 3 Lives: dia 2, tivemos a presença da professora Lisete Regina Gomes Arelaro, da Universidade de São Paulo, abordando o tema: Gestão democrática e formação de professores. Dia 4, os convidados foram Benedita Rosa da Costa, Kleiton Rodrigues Owaiga e Solange Serafim dos Santos para dialogar sobre as contribuição deste autor em movimentos sociais. Dia 6, a prosa foi com Carlos Rodrigues Brandão (Unicamp) e com Leôncio Soares (UFMG) sobre as contribuições do legado freiriano na Educação popular e de jovens e adultos.

As Lives estão gravadas e se encontram no canal do YouTube da Comunidade Educateliê, da UNIFAL, https://www.youtube.com/channel/UCKvtc_-eyLVt2khYomCv8UQ

Paulo Freire e seu legado pós exílio os anos de 1980. LIVE 3

Paulo Freire e seu legado pós exílio os anos de 1980. LIVE 2

Paulo Freire e seu legado pós exílio os anos de 1980. LIVE 1

Paulo Freire e sua obra nos anos de 1960 e 1970: Perspectivas internacionais


Paulo Freire e o Círculo de Leitura: a leitura do mundo por meio da palavra

Participação da professora Elisiani Tiepolo, diretora do setor litoral da UFPR. Dia 18/03, às 18h (Brasília)


III Ciclo de Leitura e Estudos do Pensamento de Paulo Freire

inscrições de 19/02 a 15/03 no link: https://forms.gle/K6zb9iGzSbBDabFv5

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300