INFORMAÇÕES SOBRE O BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Modalidade: Presencial (Matinhos – PR)
Regime: Semestral
Número total de vagas /ano : 40 vagas
Carga horária total: 3000 horas
Turno de funcionamento: Noturno
Prazo de integralização curricular: mínimo de 8 máximo de 12 semestres
Diploma concedido: Bacharel em Administração Pública
HISTÓRICO
O curso de Administração Pública, que iniciou suas atividades em 2017 e graduou – até 2025 – 67 alunos, propicia ao estudante uma aprendizagem teórica e prática que permite compreender as temáticas da gestão nas organizações voltadas ao interesse público.
OBJETIVOS
O curso visa também a promoção do saber contextualizado sobre a gestão de políticas e programas governamentais, tais como as redes de organizações públicas e privadas, a participação cidadã e a intersetorialidade das políticas públicas. Ao longo de sua formação, o estudante toma contato com temáticas relacionadas a aspectos políticos, jurídicos, econômicos e socioambientais. Durante sua permanência na universidade, o estudante interage principalmente com práticas de gestão municipal e intermunicipal. O curso contribui, assim, para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
PERFIL DO EGRESSO
O administrador público é um profissional com habilidades e competências para análise de fatores socioeconômicos, políticos, históricos e ambientais, visando a formulação de estratégias para a melhoria da qualidade de vida das populações e a eficiência nos processos de gestão das instituições. Suas atividades incluem planejamento, implantação, execução e avaliação de políticas públicas em diversas áreas, como educação, saúde, moradia, entre outras. Abaixo, seguem histórias de sucesso dos nossos egressos.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O administrador público é um agente de desenvolvimento apto a atuar em diversas entidades públicas nas esferas federal, estadual e municipal, autarquias, empresas públicas, empresas de economia mista, conselhos gestores e agências de desenvolvimento.
Além disso, pode atuar em organizações não governamentais e cooperativas, bem como realizar assessorias e consultorias.
PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (PPCs)
O curso tem atualmente dois PPCs (2017 e 2024), os quais podem ser acessados por meio do link abaixo:
PPC de Administração Pública.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UFPR
Plano de Desenvolvimento Intitucional (2022-2026)
“Compromisso com os interesses da sociedade”.
Página atualizada em: 18 de ago. de 2025.