Os estudantes aprovados na segunda fase do Vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná para os cursos ofertados no Setor Litoral, em Matinhos, devem fazer o registro acadêmico até a próxima quinta-feira. A equipe acadêmica ressalta: muita atenção ao edital e aos documentos necessários para fazer o registro, especialmente ao histórico escolar e a data de expedição do RG (ela deve ter sido feita com a idade de 14 anos ou mais).
O processo compreende a recepção, análise e aprovação de documentos dos candidatos e a verificação de que eles atendem às exigências previstas para os cotistas, quando for o caso. Este ano, houve novidade quanto à comprovação de renda dos estudantes cujas famílias têm renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. Antes de realizar o Registro Acadêmico, esses candidatos passam por uma banca que, após analisar a documentação requerida, defere ou não a continuação do registro.
Maria Izabel Bandil mora em Curitiba e passou no vestibular para o curso de licenciatura em Educação Física. Seus planos são estudar e trabalhar no litoral. “Aqui o curso é noturno, assim posso trabalhar de dia e estudar à noite”, afirmou Maria Izabel. Ela está anima e aposta no mercado de trabalho, que considera bem grande, e na mudança de perspectiva de vida que o novo curso trará.
Soraya Maciel também é caloura em Educação Física, mas já é uma veterana no Setor Litoral. Além de ser formada em Informática e Cidadania trabalha como funcionária terceirizada na recepção do Setor. “Eu sempre gostei de esportes e tenho interesse em trabalhar com pessoas com deficiência”, declarou Soraya.
O calouro do curso de ciências, Renan Bogler, já é professor na rede pública de ensino, nas áreas de matemática e física, e decidiu cursos a licenciatura por buscar formas diferenciadas de ensinar as disciplinas. “Fui professor nas escolas das ilhas de Paranaguá e pretendo continuar lecionando enquanto curso a licenciatura em ciências, visando sempre a educação diferenciada”, explica Renan.
Confirmação de matrícula
Julio Gomes, da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP), salienta que os calouros devem, nos três primeiros dias de aula do semestre (19 a 21 de fevereiro no primeiro semestre), comparecer à coordenação de seus cursos e assinar a lista de confirmação de matrícula. “É fundamental que nesses três primeiros dias de aula os alunos assinem a lista de confirmação ou enviem alguém com procuração que possa fazer isso. Do contrário, o estudante perde o direito à vaga que será destinada à chamada pública nominal”.
Primeira Chamada Pública e SiSU
O coordenador do Copap lembra que os candidatos que prestaram vestibular devem ficar atentos à publicação do edital da primeira chamada pública, que deve ser veiculado no final de janeiro. “As vagas que não forem preenchidas agora serão disponibilizadas aos candidatos seguintes. O registro desses alunos será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro”, explica. Para aqueles selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) (resultado em 2 de fevereiro) o registro será feito nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Com informações da Sucom/UFPR