Por Bruna Soares (Sucom/UFPR)
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe, até 27 de setembro, propostas de ações para integrar a programação da 5ª Semana Lixo Zero UFPR, de 19 a 30 de outubro. Com o tema “Cuidando dos nossos bens comuns”, a edição de 2026 propõe uma mobilização da comunidade universitária em torno do consumo, dos materiais, dos resíduos e dos espaços compartilhados.
A programação reúne estudantes, docentes, técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados, projetos, coletivos e unidades acadêmicas e administrativas, com ações em diferentes campi e espaços da Universidade.
Participação
Unidades, grupos, turmas, laboratórios, projetos, setores, departamentos e coletivos podem apresentar propostas relacionadas ao desperdício, ao consumo e ao descarte no cotidiano universitário.
As ações podem assumir diferentes formatos e devem estar relacionadas ao tema da Semana. A participação na programação dará direito a certificado de evento de Extensão.
As inscrições seguem até 27 de setembro, por meio deste formulário. O resultado da seleção está previsto para 30 de setembro.
Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail: lixo.zero@ufpr.br.
Acompanhe o Instagram do projeto para mais informações.