O uso da Inteligência Artificial no ensino superior 

 28 de janeiro de 2026 - 12h04

Docentes e técnicos da UFPR Litoral são convidados a participar de duas palestras internacionais gratuitas focadas nos impactos da Inteligência Artificial no ensino superior. Organizados pela Universidade Fernando Pessoa e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em Portugal, os eventos integram o esforço institucional de promover o aprofundamento teórico e a reflexão crítica sobre as transformações tecnológicas na pesquisa científica e no exercício da docência contemporânea.

As atividades serão conduzidas pelo professor Luís Borges Gouveia, pesquisador com trajetória na Ciência da Informação e Computação, que propõe uma análise sobre os desafios impostos pela adoção de tecnologias emergentes no trabalho acadêmico.

O primeiro encontro será transmitido via Microsoft Teams, e conta com a organização do ISEP, ocorre no dia 11 de fevereiro, às 16h, sob o título Inteligência Artificial como trabalho inacabado: uma análise breve e, contudo, crítica, ( https://www.isep.ipp.pt/New/ViewNew/7513 ).
A segunda palestra, agendada para o dia 24 de fevereiro, aborda a IA na pesquisa e investigação científica: possibilidades e desafios, sob a organização da Universidade Fernando Pessoa, exigindo inscrição prévia até o dia 20 de fevereiro através da plataforma de eventos da instituição:
https://events.ipv.pt/cidei/seminario-ia-pesquisa-e-investigacao-cientifica-possibilidades-e-desafios/ .

As palestras defendem que a ciência deve permanecer em um processo essencialmente humano, reforçando a necessidade de uma formação universitária que valorize o pensamento crítico, a responsabilidade social e a colaboração interdisciplinar. As atividades abordam o impacto crescente da IA na investigação científica, destacando seu potencial para acelerar descobertas, otimizar metodologias e ampliar a produtividade acadêmica. Ao mesmo tempo, propõem uma reflexão crítica sobre questões centrais para a universidade contemporânea, como ética, privacidade de dados, integridade da pesquisa e os riscos da automatização acrítica do conhecimento.

Palestrante: Luís Borges Gouveia
Pós-Doutor em Ciência da Informação (FLUP)
Doutor em Ciências da Computação (ULANCS, Reino Unido)
Mestre em Engenharia Eletrónica e de Comunicações (FEUP)
Currículo: http://homepage.ufp.pt/lmbg

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000