Educação do Campo promoveu plantio de caixetal

 13 de novembro de 2025 - 15h34

No dia 12 de novembro, a Turma Marielle Franco do Curso de Educação do Campo – Ciências da Natureza, concluiu o plantio de cem árvores de Caixeta, durante a Interação Cultural e Humanística (ICH), dentro do projeto Arboreto-Escola: Restinga, no Colégio Estadual Professor Paulo Freire (Praia de Leste, Pontal do Paraná).

O professor Fernando Bechara, docente e coordenador do projeto, explica que “a Caixeta, além de ser ornamental e ameaçada de extinção, é uma das árvores mais importantes das culturas Caiçara e Indígena para a fabricação de instrumentos musicais de fandango, artesanato e confecção de barcos, pois sua madeira é de excelente beleza e trabalhabilidade”.

Dezenas de alunas e alunos de diversas turmas do Ensino Fundamental e Médio participaram da etapa de preparação do solo até o plantio. Segundo a estagiária Vitória de Paula, que conduziu as ações de educação ambiental, “as crianças deram apelidos para cada mudinha plantada estabelecendo uma conexão e cuidado com cada planta”. A bolsista Ana Cláudia da Silva, do curso de geografia, relatou que, para ela, “o Arboreto é um museu vivo, importante para a preservação do patrimônio etnobotânico e cultural do litoral”. O projeto contou com o apoio de outros alunos e alunas dos cursos de graduação em Agroecologia, Ciências Ambientais e Ciências, além da equipe do IAT (Instituto Água e Terra) e da Reserva Volta Velha (Itapoá-SC) que doou as mudas.

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000