Rodrigo Ramos é o primeiro estudante surdo, usuário de Libras, a se graduar em Administração Pública, no Setor Litoral da UFPR. A defesa de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) aconteceu no dia 21 de outubro. O tema escolhido por ele foi Desafios na formação de alunos surdos no ensino superior: um estudo de caso com alunos da UFPR Litoral. A banca examinadora foi composta pela professora doutora Vanessa Marion Andreoli, diretora do Setor Litoral, e Débora Kaule Morais, chefe da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPR Litoral, sob presidência do coordenador do curso professor doutor Clóvis Wanzinack.
No TCC, o estudante discutiu as barreiras enfrentadas por pessoas surdas no contexto educacional, bem como os avanços e práticas institucionais que contribuem para uma formação acadêmica inclusiva. A pesquisa evidenciou a necessidade de políticas de acessibilidade, da atuação de intérpretes de Libras, da formação docente e do trabalho colaborativo entre diferentes setores universitários.
Rodrigo conta que sempre teve vontade de trabalhar em escritório, na área da administração. “Hoje eu trabalho como estoquista, em uma loja de móveis e eletrodomésticos. Faz seis anos e sete meses que trabalho lá. Também já trabalhei como segurança, quero evoluir e no futuro exercer a profissão de administrador”, relatou.
Sobre o percurso como estudante de graduação, Rodrigo afirma que teve que ser persistente e superar desafios. No primeiro ano de curso, a UFPR estava sem intérpretes de Libras, o que dificultou o aprendizado. “Como estudante surdo, nunca foi fácil, português é a minha segunda língua, encontrei muitas barreiras, mas minha força de vontade e fé me fez persistir e chegar até aqui”, relembrou.
Ele afirmou que no decorrer do curso compreendeu que na administração pública a gestão pode ser humana, voltada e pensada para as pessoas. “Amei fazer esse curso, a UFPR tem um olhar diferente para Inclusão. Convido a todas as pessoas com deficiência que se arrisquem a realizar seus sonhos, fazendo um curso superior. Na UFPR Litoral vocês serão bem aceitos, acolhidos e respeitados na sua diversidade. Em um ambiente diverso e inclusivo, todos aprendem e crescem”, finalizou o estudante.
De acordo com o coordenador do curso de Administração Pública, a defesa deste TCC representa, além da conquista individual do estudante, o resultado de um trabalho coletivo que fortalece o compromisso da universidade pública com a educação inclusiva e de qualidade. “O momento é um marco histórico para a instituição e reafirma o compromisso da universidade com a inclusão, a acessibilidade e a equidade no ensino superior”, salientou o professor Clóvis.