“Leituras e Magias” é um evento ofertado à s crianças e à s instituições de ensino que não integram o cronograma anual do programa de extensão O Mundo Mágico da Leitura (MML). Ele acontece no mês de outubro, mês da criança, e oferta atividades culturais, realizadas por acadêmicos e acadêmicas integrantes dos projetos de extensão Centro de Criatividade (Ccria) e Proteção Animal (SER), em conjunto com o Mundo Mágico da Leitura.
O evento é uma oportunidade para universitários e universitárias colocarem em prática as atividades estudadas em salas em aula e/ou desenvolverem aquelas já realizadas no cronograma das extensões que são vinculados.
A abertura da terceira edição do evento, que ocorreu no dia 03/10/2025 no espaço da UFPR Litoral, foi realizada por acadêmicas fantasiadas de alguns personagens do mundo fictÃcio da literatura infantil – Bruxa, EmÃlia, Fada Sininho, Boneca Lili, Princesas. Na sequência, as crianças da Escola Municipal Profº João Rocha dos Santos interagiram com os personagens do teatro de boneco A casinha do Tatu e participaram da sessão de leitura do texto Alegria, de Rafael Sousa, graduando da licenciatura em Educação FÃsica e bolsista PIBEX do MML 2024/2025, que incorporou movimento corporal a atividade.
Depois, as crianças foram encaminhadas às oficinas: Mundo das Sensações, Jogos Teatrais, Meu amigo Saruê e Detetive para saber Quem Matou o Saci. A terceira oficina é fruto do texto de Marcus Murça, acadêmico de Licenciatura em Artes. A última oficina nasceu da leitura do livro Quem matou o saci, de Alexandre Gomes, idealizado por acadêmicas do curso de licenciatura em Letras. O encerramento aconteceu com atividades de corpo e movimento e contou com músicas infantis de conhecimento do público.
Essas atividades, e ainda a contação de história Liz e seus amigos: o poder da inclusão e da oficina Bom dia todas as cores, foram realizadas para crianças da Escola Municipal do Campo Nazira Borges, no dia 10 de outubro, a escola está localizada no distrito de Alexandra, em Paranaguá.
Foto: divulgação da Escola Nazira.