UFPR e IAT celebram o dia da árvore em Pontal do Paraná

 25 de setembro de 2025 - 14h38

No dia 24 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado o Arboreto-Escola do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, localizado na Praia de Leste, em Pontal do Paraná. A iniciativa integra o Projeto de Extensão Arboreto-Escola: Restinga, coordenado pelo professor Fernando Bechara, do curso de Educação do Campo da UFPR Litoral, com apoio do Instituto Água e Terra (IAT) e da Eco Pontal Cooperativa de Catadores.

Durante o evento, estudantes de três turmas da 8ª série do Ensino Fundamental participaram de atividades de educação ambiental, incluindo palestras e distribuição de materiais informativos conduzidos pelas alunas extensionistas Ana Cláudia da Silva (Geografia) e Vitória de Paula (Ciências Ambientais). Os alunos também participaram de um mutirão de plantio de 18 mudas de jerivá (Syagrus romanzoffiana), palmeira nativa da Restinga e da Mata Atlântica, aprendendo técnicas de implantação florestal.

Segundo o professor Bechara, a ação celebrou três datas significativas: o Dia da Árvore, o início da Primavera e a inauguração do Arboreto-Escola, que será uma coleção viva voltada à proteção da biodiversidade local. A bióloga Ana Paula Delitsch destacou a importância da produção de mudas nativas nos viveiros florestais do IAT, enquanto a presidente da Eco Pontal, Nádia Giacomini, apresentou a técnica de reaproveitamento do coco verde descartado nas praias, transformado em fibra para proteção das mudas.

O Arboreto-Escola se consolida como uma vitrine de boas práticas em restauração ecológica e um museu vivo para a comunidade do litoral paranaense. Para acompanhar as ações do projeto, siga o perfil @arboretoescola nas redes sociais.

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000