Entre os dias 23 e 27 de junho, a Universidade Federal do Paraná promoveu a etapa presencial da primeira turma da Escola de Conselhos do Paraná no Polo Litoral. Estiveram presentes profissionais e conselheiros dos municÃpios de Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba, Ponta do Paraná, Matinhos, Paranaguá e Antonina. A formação reuniu conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais da rede de atendimento da região, em um processo formativo pautado na escuta qualificada, na articulação intersetorial e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Entre os dias 23 e 27 de junho, a Universidade Federal do Paraná promoveu a etapa presencial da primeira turma da Escola de Conselhos do Paraná no Polo Litoral, estavam presentes profissionais e conselheiros dos municipios de Guaratuba, Morretes, Guaraqueçaba, Ponta do Paraná, Matinhos, Paranaguá e Antonina. A formação reuniu conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e profissionais da rede de atendimento da região, em um processo formativo pautado na escuta qualificada, na articulação intersetorial e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes.
Com carga horária total de 90 horas, a formação está estruturada em 56 horas presenciais – sendo 40 horas de aulas e 16 horas de atividades práticas e integradoras – além de 34 horas de atividades on-line. A metodologia combina teoria e prática, respeitando as especificidades dos territórios e promovendo o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) nos municÃpios.
A programação contou com a participação de importantes convidados, como os promotores de justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto e Murillo Digiácomo e o professor Gustavo Mourão, que abordou o tema do orçamento público e o papel dos conselhos na fiscalização e controle social. As contribuições ampliaram o debate sobre a corresponsabilidade institucional na garantia de direitos.
A Escola de Conselhos do Paraná é uma iniciativa da UFPR, que visa a formação continuada e descentralizada dos atores do SGD, alcançando os 399 municÃpios do Estado, organizados em 12 regiões-polo. A ação reafirma o compromisso da universidade com a defesa dos direitos humanos, a qualificação das polÃticas públicas e a valorização dos conselhos como espaços fundamentais para o fortalecimento da democracia.
A próxima etapa presencial será no polo da região de Campo Mourão, entre os dias 14 e 18 de julho.