Palestra: Respostas Inovadoras ao HIV

 27 de junho de 2025 - 14h35

No dia 30 de junho, a Universidade Federal do Paraná – Setor Litora, promove um dia dedicado à prevenção, cuidado e inovação na resposta ao HIV/AIDS e outras ISTs. A programação contará com a palestra “Respostas Inovadoras ao HIV: Prevenção, Monitoramento e Assistência Farmacêutica no Contexto Atual”, que será ministrada pelo farmacêutico Vinicius Pereira Leitão, às 14h, no Laboratório de Informática da UFPR Litoral.

Serão abordados temas fundamentais como o panorama atual do HIV no Brasil, as metas e diretrizes globais para eliminação da AIDS, os componentes da prevenção combinada, os instrumentos de monitoramento do cuidado (Painel HIV e Painel PrEP), além da operacionalização da assistência farmacêutica, com foco no sistema logístico e operacional SICLOM.

Além da atividade formativa, a Seção de Atenção e Promoção da Saúde ( SAPS) da UFPR – Setor Litoral realizará testagem rápida para HIV e outras ISTs, bem como a orientação, consulta e oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), ampliando o acesso à prevenção e ao cuidado integral em saúde. Os testes serão aplicados das 09 às 11h e das 18 às 21h.

A atividade é uma iniciativa do curso de graduação em Saúde Coletiva, no contexto do Módulo de Dinâmicas de Doenças I, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Matinhos e da Seção de Atenção e Promoção da Saúde (SAPS) da UFPR – Setor Litoral.

A ação fortalece o compromisso da Universidade com a extensão universitária e com a prevenção combinada no território, por meio de estratégias baseadas em evidências.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300