De setembro de 2024 a agosto de 2025, a UFPR Litoral desenvolverá atividades de caráter acadêmico, cultural e festivo referentes aos 20 anos de atuação da UFPR em Matinhos. A diretora do Setor, Vanessa Andreoli explica que a programação proposta surgiu das informações obtidas em reuniões e conversas realizadas desde a posse da nova gestão, em abril de 2024. “Desde o ano passado, fizemos uma série de reuniões com a comunidade acadêmica, estudantes, coordenadores de curso e unidades administrativas. O Ciclo de Debates foi criado com a proposta de entendermos quais são os desafios atuais, considerando toda a história do Setor”, explicou Vanessa.
A programação visa resgatar a história e apontar novas perspectivas diante do cenário atual do território do litoral do Paraná. “Precisamos constantemente repensar nossa atuação enquanto instituição do ensino superior nesse espaço, no território do litoral do Paraná. Afinal muitas coisas mudaram desde 2005, temos novos cenários, tanto nas questões ambientais, como no desenvolvimento humano. Os jovens de hoje não têm as mesmas perspectivas e necessidades”, contextualizou Vanessa.
O primeiro evento do Ciclo de Debates – Agenda 2030: a UFPR Litoral e sua Inserção Territorial será realizado no dia 26 de setembro (quinta-feira), a partir das 13h30. O evento é aberto ao público, toda a comunidade acadêmica da UFPR Litoral está convidada, assim como demais interessados da comunidade local.
Neste primeiro encontro, o tema que será debatido é Cenários do litoral paranaense: juventude, trabalho e acesso ao ensino superior. Os palestrantes convidados são: a professora doutora Kelem Ghellere Rosso, coordenadora do curso de Ciências Sociais do IFPR, colaboradora do mestrado Profsocio (UFPR) e pesquisadora nas áreas de trabalho, juventude, ensino de sociologia e escola; e o professor doutor Ricardo Monteiro, docente dos cursos de Gestão Imobiliária, Gestão e Empreendedorismo e Educação FÃsica da UFPR Litoral. Ricardo é arquiteto e urbanista, doutor em ciências e especialista em yoga e qualidade de vida integrativa, também coordena o projeto de extensão ExercÃcios na escola para a mente e o corpo e o projeto SIGMatinhos – Sistema de Informações Geográficas para a gestão municipal.
Estarão presentes representantes das instituições públicas de ensino no litoral do Paraná e da UFPR:
Profº Júlio Gomes – Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional UFPR
Profº José Guilherme Bersano Filho – Diretor do Centros de Estudos do Mar UFPR
Profº Hugo Alberto Perlin – Diretor do Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá
Profº Moacir Dalla Palma – Diretor da Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá
Sr. Paulo Severino Penteado – Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá
Vanessa Andreoli explica que a UFPR quer ampliar o diálogo e as ações conjuntas com as demais instituições: “Existem várias conversas e avaliações conjuntas iniciadas e este Ciclo visa ampliar e fortalecer as parcerias. Temos vários projetos conjuntos, principalmente com o CEM/UFPR , queremos mapear as ações de extensão e de pesquisa para unir esforços com as demais instituições”.