A fim de prestar contas à sociedade, o Mundo Mágico da Leitura, um programa de extensão da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, divulga relatório que resume a sua atuação no municÃpio de Matinhos.
Ações na pandemia
Com a chegada da pandemia, em 2020, o Mundo Mágico da Leitura (MML) precisou encontrar um novo modo de realizar suas sessões culturais. Com isso veio a ideia de utilizar as redes sociais como um meio para publicar vÃdeos e não deixar as ações suspensas. Para tanto, foram produzidos vÃdeos das sessões de contação de história, de leitura e de animação. O quadro abaixo apresenta a quantidade de vÃdeos disponÃveis no Instagram e no Youtube:
Das ações remotas às ações presenciais
Nota-se que com o retorno ao presencial – em 2022 – o número de sessões de leituras realizadas online começou a diminuir, apesar dos vÃdeos de contação de histórias ainda terem um número significativo em 2022.
Em 2023, com a alta demanda de eventos presenciais, os vÃdeos ainda existem, porém passaram a ser uma atividade dos acadêmicos e das acadêmicas após realização das sessões culturais na modalidade presencial e não mais como atividade principal.
A retomada das atividades presenciais aconteceu em 2022 e com força total. Ao todo, foram efetuadas 266 sessões culturais, distribuÃdas entre sessões de leitura, de dramatização, teatro de fantoches, contação de histórias e oficinas.
O quadro abaixo expõe a quantidade realizada por cada projeto e em que evento ou instituição de ensino a equipe do MML esteve presente:
Entretanto, em 2023 o número de sessões culturais realizadas mais que dobrou: saltou de 262 para 538. Destaca-se também que nesse ano o Mundo Mágico teve a oportunidade de se apresentar no evento SBPC Jovem – a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Confira mais algumas informações no quadro abaixo:
Em 2023, estima-se que o programa alcançou cerca de 3090 crianças, sem contar os participantes dos eventos que o MML esteve presente. Por isso, teve a possibilidade de impactar grandes públicos e contribuir na formação de novos leitores.