UFPR Litoral no Hemepar em Paranaguá

 6 de setembro de 2023 - 11h33

No dia 5 de setembro, integrantes da comunidade interna da UFPR Litoral uniram forças para realizar um notável ato de solidariedade e humanidade por meio do mutirão de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em Paranaguá. Este ato de altruísmo e humanidade ecoou através dos corações dos doadores, deixando um impacto duradouro não apenas naqueles que receberão esse precioso líquido vermelho, mas também na própria comunidade universitária.

A iniciativa do mutirão foi o resultado da colaboração significativa que uniram esforços para promover essa nobre causa entre a UFPR Litoral, por meio da Seção de Atenção e Promoção da Saúde (SAPS), e o Hemepar que é o responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue no Paraná. Através da solidariedade e generosidade da comunidade interna foi possível contribuir para a manutenção dos estoques do banco de sangue do Litoral do Estado, que são essenciais para salvar vidas em situações de emergência e tratamento médico.

Além do mutirão, houve a visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá, o MAE. A experiência cultural, guiada por profissionais do MAE, permitiu que as e os participantes explorassem e se conectassem com o patrimônio cultural e histórico da região. Foi uma oportunidade satisfatória para aprender e apreciar as riquezas culturais que moldaram a comunidade local ao longo dos anos.

O mutirão contou com a nobre presença das doadoras: Carolina Baggio Emerenciano (profissional da SAPS), Geane dos Santos (estudante de Saúde Coletiva), Graciele Cardoso Lukasak (estudante egressa de Gestão Imobiliária), Nicolly Ketine Marques Bonfim (estudante de Gestão de Turismo), Paola Caroline Brecailo Caldas (estudante de Educação Física), Sabrina dos Santos Fernandes (estudante de Saúde Coletiva), Tamiele Camila Prestes (estudante de Serviço Social); e do doador Enio de Souza Lima (profissional da SAPS).

A doação de sangue é um gesto que transcende barreiras e demonstra o poder da compaixão humana.

(produção e texto por Luís Fernando da Costa Júnior/SECOM)
(produção fotográfica por William Leal Colaço Fernandes/SECOM)