Laboratório de Microbiologia Molecular na comunidade

20 de outubro de 2022 - 11h21

O saneamento básico deveria ser um direito assegurado a toda população. No entanto, menos de metade das residências brasileiras possui acesso a água encanada e esgoto tratado. A falta de saneamento básico adequado, resulta na contaminação da água o que aumenta o risco de doenças como diarreia aguda, a segunda maior causa de mortalidade infantil no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A realidade da Aldeia Guaviraty não é diferente. Localizada no balneário Shangri-lá, em Pontal do Paraná, a aldeia não possui acesso ao sistema de saneamento básico.

Neste contexto, estudantes da Escola Indígena Guavira Poty criaram um projeto, coordenado pela Professora de Ciências Nahyr Carneiro da Silva, para a XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná com o objetivo de realizar um estudo da qualidade da água em três pontos de coleta na Aldeia Guaviraty, com foco na presença de bactérias do grupo coliformes totais e termotolerantes (fecais).

Para a elaboração do projeto, foi realizada no dia 17 de outubro uma oficina que abordou conceitos de microbiologia, análise ambiental e monitoramento participativo. A ação colaborativa contou com a participação dos estudantes da turma do sétimo ano do ensino fundamental, Danilo, Elenilson, Paulina e Priscila, da professora Nahyr e do professor Valber Polidoro de Freitas, da técnica de laboratório da UFPR Litoral Vera Chicora e do graduando do curso de Ciências Ambientais da UFPR Litoral Humberto Marchesi, que desenvolve pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Biomonitoramento dos Ecossistemas Costeiros do balneário de Caiobá, através da análise Microbiológica da Qualidade da Água com orientação do professor Luciano Huergo, no Laboratório de Microbiologia Molecular da UFPR Litoral.

Os resultados do estudo serão apresentados na XI Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro no campus da UFPR Litoral na cidade de Matinhos-PR.