Devido ao atual cenário de pandemia, com intuito de evitar deslocamentos, a PRAE ajustou algumas práticas necessárias para viabilizar os pagamentos dos auxílios aos estudantes contemplados.
Foi contemplado/a com os auxílios do PROBEM do Edital 01/2020? Então LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:
1- Para você receber os auxílios, é NECESSÁRIO TER CONTA CORRENTE: para receber os auxílios do PROBEM, é necessário possuir uma conta corrente ativa, cujo titular seja o próprio estudante. Não serão aceitas contas do tipo poupança, conta salário e conta fácil. A conta corrente poderá ser de qualquer banco, inclusive bancos digitais (exceto Nubank), desde que seja conta corrente e o próprio estudante seja o titular.
2 – Você deverá cadastrar os seus dados bancários no Sistema Gestão Bolsa da PRAE (mesmo sistema utilizado para fazer a inscrição). Se você ainda não cadastrou os seus dados bancários para recebimento dos auxílios (ou então deseja editá-los), você deve PRIMEIRAMENTE fazer esta etapa no sistema, acessando a parte de “Edição de dados de contato e dados bancários”.
3 – Somente após preencher os dados bancários, ainda na tela inicial do Sistema Gestão Bolsa, você deve acessar OS TERMOS DE COMPROMISSO dos auxílios aos quais você foi contemplado/a. Os termos de compromisso poderão ser assinados e enviados por e-mail (endereços de e-mail no final desta notícia). Cada auxílio terá seu próprio termo de compromisso e este deverá ser anexado em formato PDF.
Prazo para enviar os termos de compromisso: os termos de compromisso deverão ser enviados(com os dados bancários preenchidos) entre os dias 08/05/2020 a 14/05/2020. Após esse período, a PRAE não receberá mais os termos e os que não entregaram no prazo poderão ficar sem receber os auxílios.
Auxílio refeição: apenas para este auxílio não aparecerá no termo de compromisso a conta corrente do estudante.
Foi contemplado/a com o Auxílio moradia? Para quem foi contemplado/a com o auxílio moradia, além do termo de compromisso, será preciso anexar o contrato de aluguel (assinado) e o último recibo de pagamento do aluguel. Para os estudantes que não tenham o contrato de aluguel em seu nome, devem também apresentar a declaração para comprovação de residência em nome de terceiros. Modelo no site da PRAE: http://www.prae.ufpr.br/prae/wp-content/uploads/2019/04/DECLARACAO-DE-RESIDENCIA-2019.pdf
A PRAE aceita contratos cujas assinaturas sejam digitais, nesse caso não é necessário o reconhecimento em cartório. Os demais contratos de aluguel necessitam ter as assinaturas do locador e do locatário reconhecidas. Caso não seja possível, devido à pandemia, poderão ser enviados com assinaturas simples. Contudo, o reconhecimento das assinaturas será cobrado na futura reunião do PROBEM, junto com a entrega física do termo de compromisso.
Para o auxílio creche: deve-se enviar, além do termo de compromisso, o contrato ou declaração de matrícula do/a filho/a e o recibo do último pagamento, anexar em arquivo único, em formato PDF.
ATENÇÃO: Caso o estudante não tenha como imprimir o termo de compromisso para assiná-lo, deverá enviar pelo seu e-mail oficial da UFPR o arquivo em pdf dos Termos de Compromisso extraídos do Sistema Gestão Bolsa (mesmo sem assinar mas preenchidos com os dados bancários) e escrever no corpo do e-mail a seguinte mensagem: “Declaro que estou de acordo com todos os itens desse ou desses termos de compromisso em anexo.”
O envio dos termos de compromisso deverá ser ENVIADO POR E-MAIL, nos seguintes endereços eletrônicos, dependendo da localidade do curso do estudante:
Estudantes cujo curso seja em Curitiba ou Litoral
Enviar e-mail para secretariaprae@ufpr.br
Com o título: Entrega de Termo –