Violência doméstica e familiar serão abordadas em evento

 29 de agosto de 2019 - 16h22

A palestra Violência doméstica e familiar contra a mulher no município de Matinhos tem como objetivos contextualizar a relação entre Serviço Social, estágio obrigatório e a violência contra a mulher; publicizar a instalação do Departamento de Defesa da Mulher; explicitar dados sobre a violência doméstica e familiar no município; compreender sobre as práticas de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; refletir sobre os limites para o rompimento do ciclo de violência entre mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar.

A violência familiar e doméstica é um fenômeno social que ganha visibilidade de forma crescente e tem demandado iniciativas de enfrentamento. Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, instalou no segundo semestre de 2019 o Departamento de Defesa da Mulher, o qual é responsável, juntamente com a rede de proteção, pelas ações que são baseadas na lei Maria da Penha (nº 11.340/2006) e na lei estadual 18.868/2016, que trazem as diretrizes para implementação e uso do botão do pânico e demais ações. De modo a publicizar para a comunidade acadêmica e demais interessados as iniciativas para o enfrentamento da questão, será realizado um encontro no dia 17 de setembro, às 19h30, no auditório Juliano Fumaneri. O encontro contará com a participação da Assistente Social Káthia Salomão de Souza Cordeiro e da Psicóloga Bruna Ronconi de Nazareno.

Programação
Data: 17 de setembro de 2019
Local: Auditório Juliano Fumaneri
Horário: 19 às 22h
19h – Recepção dos participantes
19h30 – Abertura. Professor Antonio Sandro
19h45 – A política municipal para o enfrentamento da violência doméstica e familiar em Matinhos. Assistente social Darlene Venâncio e a estagiária em serviço social, Evelin Girardelo
20h15 – As práticas de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Assistente social Káthia Salomão de Souza Cordeiro
20h45 – Os limites para o rompimento do ciclo de violência entre mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar. Psicóloga Bruna Ronconi de Nazareno.
21h15 – Debate
22h – Encerramento

Inscrições gratuitas pelo formulário (clique aqui)
Período de inscrição: 03 a 17 de setembro

Informação: girardelloevelin@gmail.com
Realização:
Secretaria Municipal de Defesa Social / Departamento de Defesa da Mulher
Apoio: UFPR Litoral
Coordenação: Evelin Silveira Girardello, Darlene Diniz e Antonio Sandro

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300