Administração Pública

Administração Pública é um dos 14 cursos de graduação oferecidos na UFPR Litoral. Até o ano passado o curso levava o nome de Gestão Pública, mas passou por reformulações e agora o formando sairá com o diploma de Bacharel em Administração Pública.

O administrador público trabalha na gestão de organizações públicas, principalmente nos governos, em organizações políticas (como partidos e associações) e nas áreas de relações governamentais de ONGs e empresas.

O curso de Administração Pública da UFPR propicia ao estudante uma aprendizagem, tanto teórica quanto prática, que permite compreender as temáticas da administração nas organizações voltadas ao interesse público.  O Administrador Público estará preparado para liderar e gerenciar processos de planejamento, análise e execução de políticas públicas, prestar assessoria a organizações (principalmente governamentais).

De acordo com Marisete Horochovksi, coordenadora do curso na UFPR Litoral, os futuros administradores públicos irão compreender a “administração do governo e das políticas públicas em todos os níveis – federal, estadual e municipal – e nos três poderes – legislativo, executivo e judiciário. E estudar conteúdos que ajudam a trabalhar com os 200 milhões de cidadãos e com mais de R$ 1 trilhão anuais em recursos financeiros que precisam ser bem administrados no nosso país”.

“O curso proporciona ao estudante construir uma visão crítica a respeito das formas com as coisas acontecem no país. Prepara o profissional para atuar conforme os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” – Izabelly Azevedo, formada em Gestão Pública pela UFPR.

Os discentes terão módulos relacionados à teoria e prática da política, gestão pública, direito, políticas públicas, economia e finanças. Além disso, há vários módulos optativos presenciais e em formato EaD (Educação à Distância).

Com duração de 4 anos, o curso tem aulas no período da noite, o que possibilita ao estudante trabalhar durante o dia. As atividades complementares e o Estágio Obrigatório, além das disciplinas à distância, podem ser cumpridas em outros horários.

A profissão tem um amplo leque de opções, seja em cargos públicos acessados por meio de concurso ou nomeação, seja em posições em organizações que se relacionam com a esfera governamental. “A profissão de gestor vem sendo valorizada e quem ganha com isso é a sociedade, pois esses gestores desenvolvem habilidades e competência para trazer desenvolvimento ao país” – Cleonice Schull, estudante do 7º período do curso.

Seção de Comunicação – UFPR Litoral