PAISAGEM LOCAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O projeto, iniciado em março de 2022, constitui um canal de mediação, compartilhamento e troca de saberes, em que as questões e contribuições trazidas pelas populações locais são ouvidas e incorporadas ao processo educativo. A ideia partiu de relatos de professores e professoras dos ensinos básico e médio, que revelaram que gostariam de receber capacitações dos projetos de extensão que trouxessem autonomia para realizar seus próprios trabalhos de educação ambiental nas escolas.
Este projeto possui como objetivo geral promover a valorização das caracterÃsticas da paisagem local que podem ser utilizadas como recursos pedagógicos para educação ambiental nas escolas e comunidades da região litorânea do Paraná.
Entre as ações do projeto houve levantamento bibliográfico e diálogo sobre caracterÃsticas fÃsicas e geográficas relacionadas à cultura do Litoral e interações com a comunidade escolar para entender a relação histórica com a paisagem, com foco na vegetação e solo. Após a sistematização houve rodas de conversa com comunidades de escolas públicas para a proposição de recursos pedagógicos que considerem as especificidades da paisagem natural do Litoral do Paraná.
A boa receptividade da metodologia e os relatos de satisfação manifestados pelas pessoas envolvidas na proposta revelaram o quanto é importante um planejamento conjunto das atividades, correspondente à realidade local e que valorize os atores envolvidos, para promover uma educação emancipatória.