Informes da Direção
Assunto: UFPR Litoral Solidária
30 de março de 2020 – 13h22
A partir de ação solidária voluntária da comunidade da UFPR Litoral, que distribuiu 35 cestas básicas e 48 detergentes líquidos para famílias de catadores/coletores de recicláveis em Matinhos, se constituiu o lema da campanha que nos representa nesse momento de pandemia do coronavírus, COVID 19 “O vírus é contagioso, a solidariedade, contagiante”.
A essa primeira ação agregou-se outra, a da produção de 100 litros de álcool 70, mais a doação de 10 caixas de luvas descartáveis à Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, promovida pelo Laboratório de Microbiologia Molecular de nosso Setor. E essa produção continua.
Certamente outras ações estão acontecendo, a partir do protagonismo de nossa comunidade universitária. Por isso, na Plataforma Coronavírus (https://litoral.ufpr.br/coronavirus/) , no site da UFPR Litoral, temos um espaço para compartilhar e divulgar essas ações.
Paralelamente, entramos em contato com as prefeituras e secretarias de assistência social dos municípios do litoral, em uma primeira conversa de aproximação e levantamento de demandas e ações já desencadeadas pelos municípios, na perspectiva de nós, UFPR Litoral, criarmos redes de apoio.
Nesse sentido, nossa proposta de Ação Coronavírus já se configura por dois movimentos importantes:
– o protagonismo de cada um de nós da comunidade acadêmica para, a partir de seus contatos e conhecendo realidades com as quais trabalha no ensino, pesquisa ou extensão propor e organizar ações;
– a aproximação, pela Direção, junto aos municípios a fim de, pautada no princípio da comunicação freireana, se colocar ao lado dos planejamentos por eles organizados, também propondo, assessorando e contribuindo na elaboração de estratégias.
A Direção seguirá amadurecendo coletivamente as formas de atuação da UFPR Litoral.
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::UFPR Litoral produz álcool 70 para doação
24 de março de 2020 – 20h42
Diante da pandemia do coronavírus no Brasil e a necessidade urgente de desinfecção frequente, principalmente dos locais onde são prestados atendimento à saúde, a UFPR Litoral disponibilizou insumos, recursos humanos e técnicos para a produção de álcool 70.
A iniciativa foi do Laboratório de Biologia Molecular da UFPR Litoral, coordenado pelo professor Luciano Huergo, que, com a colaboração de servidores da instituição, produziu 100 litros de álcool 70 (líquido). Esse material e doze caixas de luvas descartáveis foram doados para secretaria de saúde do município de Guaratuba.
:: Informe da Direção 16/2020
19 de março de 2020 – 20h
Prezada Comunidade Acadêmica da UFPR Litoral,
Dia a dia temos novas informações e importantes decisões sobre a pandemia do coronavírus (SARSCoV-2). Na data de hoje, 19 de março, o Reitor da UFPR, por meio da Portaria nº 754/Reitoria, de 19 de março de 2020 (clique aqui), determinou a adoção obrigatória do regime de trabalho remoto para todos os servidores técnicos administrativos, docentes e estagiários em todas as unidades da UFPR a partir do dia 20 de março de 2020.
Isso implica em:
– as-os servidores técnicos administrativos, docentes e estagiários em todas as unidades da UFPR farão apenas trabalho remoto, observando-se as disposições da Portaria nº 721/ REITORIA (clique aqui), de 15 de março de 2020 e a Ordem de Serviço nº 002/PROGEPE (clique aqui), de 17 de março de 2020;
– o acesso às dependências do Setor Litoral está restrito aos servidores técnicos administrativos e docentes devidamente autorizados pela Direção do Setor ou Chefias equivalentes, única e exclusivamente para a realização de atividades essenciais e urgentes;
– o acesso dos estudantes às dependências da UFPR está restrito aos casos de atividades que demandam acompanhamento ou trabalho ininterrupto, desde que previamente autorizado pelo Professor responsável e comunicado ao Diretor do Setor;
– o acesso e a prestação de serviços dos empregados terceirizados às dependências da UFPR será controlado e autorizado pela Pró-Reitoria de Administração ‒ PRA, ressalvando-se a essencialidade da natureza dos serviços terceirizados, bem como as especificidades dos contratos dos seus empregadores/provedores de serviços;
– a entrega de documentos PROBEM, de forma presencial, está suspensa. As informações a respeito da entrega pelo correio ou de forma digital estão na página da PRAE (clique aqui);
– cabe às Câmaras e às Chefias estabelecer as rotinas de trabalho remoto e comunicá-las Direção do Setor;
– as informações da Direção estarão sendo atualizadas no site e por meio dos grupos de trabalho já constituídos no WhatsApp. Pedimos a todas e todos atenção especial no acompanhamento dessas atualizações;
– a Direção estabelecerá um cronograma de reuniões remotas, garantindo que nos mantenhamos informados e conectados.
Todas essas medidas têm um único objetivo: preservar nossas vidas. Vamos todas e todos enfrentar com saúde física e mental a pandemia. Esse é um momento em que precisamos nos conectar no amor. Para Paulo Freire, “amar é um ato de coragem”. Coragem de lutar pela vida justa e digna para todas as pessoas. Nesse momento, nossa coragem em amar nos desafia a cuidarmos uns dos outros, em buscar formas de conexão real mesmo que remota, em mantemos nossa saúde física, mental e espiritual mesmo que cumprindo remotamente nosso importante papel social como servidoras e servidores públicos.
19 de março de 2020 – 07h45
A Direção do Setor informa que desde segunda-feira, dia 16/03, juntamente com a Sepol e a Direção Acadêmica, esteve em contato com a PRAE para a organização do atendimento ao Edital 01 PROBEM. Agora à tarde, a PRAE definiu que essa entrega deve ser feita preferencialmente por e-mail, conforme informado em seu site, juntamente com um tutorial (CLIQUE AQUI) que explica o procedimento aos estudantes. Essa nova orientação foi possível somente após a liberação de memória de armazenamento, que será necessária para comportar o recebimento por e-mail dos documentos do PROBEM.
O atendimento presencial será mantido, garantindo a entrega a quem por algum motivo tenha dificuldade de acesso remoto. Para este caso, haverá uma escala de trabalho e medidas de prevenção que possam garantir o acesso das dos estudantes aos seus direitos e, ao mesmo tempo, a necessária proteção ao COVID 19.
O atendimento será na Sepol, das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h de acordo com o cronograma a seguir:
Quinta-feira – 19/03
Serviço Social, Saúde Coletiva e Administração Pública
Sexta-feira – 20/03
Gestão Imobiliária, Gestão e Empreendedorismo
Segunda-feira – 23/03
Gestão de Turismo e Ciências Ambientais
Terça-feira – 24/03
Geografia, Educação Física e Licenciatura em Ciências
Quarta-feira – 25/03
Licenciatura em Artes e Agroecologia
18 de março de 2020 – 10h25
A partir de dados oficiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA), o Observatório do Litoral Paranaense, projeto de extensão do Setor Litoral, irá mapear o avanço da pandemia em todo o estado.
Criado em 2018, o O Observatório do Litoral Paranaense tem como princípios norteadores compreender a realidade, difundir a geoinformação e capacitar os cidadãos para serviços de georreferenciamento, uso de aplicativos livres de SIGs (Sistemas de Informações Geográficas) e elaboração de cartografia e diagnósticos territoriais.
“Nosso site é uma plataforma pela qual pretendemos difundir o uso de SIGs acessíveis, com uma ampla variedade de geodados do litoral paranaense, vídeos tutoriais para treinamentos, boletins e publicações sobre temas de relevância ao desenvolvimento sustentável do litoral paranaense”, explicam os coordenadores do projeto.
Link para acessar o mapa: https://litoral.ufpr.br/observatoriolitoral/publicacoes/boletins/
Mais informações sobre o projeto:
https://litoral.ufpr.br/observatoriolitoral/
17 de março de 2020 – 12h00
Devido as orientações da Portaria 721/2020 as atividades da Seção de Gestão Acadêmica da Graduação – SEAG, onde fazem parte as Assessorias dos Cursos e a Gestão Acadêmica, a partir da data de hoje (17/03/20) estão sendo executadas, preferencialmente de forma remota, por e-mail ou via telefone. Em casos prioritários e emergenciais, o atendimento poderá ser realizado presencialmente mediante agendamento prévio.
E-mails para atendimento:
camaragi@ufpr.br
camara.admpublicaufpr@gmail.com
liceducampoufprlitoral@gmail.com
17 de março de 2020 – 9h30
A prefeitura de Matinhos publica Decreto com medidas de enfrentamento ao Coronavírus
16 de março de 2020 – 21h11
A Direção do Setor Litoral encaminha novas orientações a técnicas e técnicos administrativos, estudantes e docentes, para os próximos 14 dias.
Em relação ao Despacho 38/2020/UFPR/R/GAB/SOC (anexo) que suspendeu o Calendário Acadêmico, ressalta-se que:
– as Câmaras podem propor atividades remotas, de caráter pedagógico, mas essas atividades não se configuram nem como obrigatórias nem correspondem a aulas dadas.
Com base na Portaria nº 721/2020-Reitoria, que Regulamenta as rotinas de trabalho e os procedimentos administrativos (anexo), ressalta-se que, de acordo com o Art. 4º, da Seção I, “Em observância às normas aplicáveis à espécie e a critério da chefia imediata, os servidores poderão realizar o trabalho em regime de turnos ou sistema de ‘rodízio’, a fim de reduzir a circulação e a permanência de servidores nos ambientes da UFPR, sendo primordial garantir o funcionamento e o atendimento da unidade no horário do expediente.” Ressalta-se, ainda, que:
– estão suspensas novas viagens internacionais a serviço, novas viagens nacionais a serviço estão restritas àquelas rigorosamente necessárias enquanto perdurar a situação de emergência epidemiológica;
– estão suspensas as participações de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos;
– está suspenso o acesso do público a laboratórios didáticos e de informática, biblioteca, auditório, com exceção para atividades administrativas essenciais e prioritárias;
– os servidores técnico-administrativos do Setor Litoral atenderão, preferencialmente, por meio eletrônico. O atendimento presencial será mantido em casos essenciais, previamente agendados pelo e-mail da unidade correspondente à solicitação:
– no Site da UFPR Litoral e nas portas das unidades devem ser disponibilizados os contatos para atendimento remoto;
– as chefias das unidades enviarão para o email da Direção (dir.ufprlitoral@ufpr.br), até as 17h do dia 17/03, o cronograma de atendimento e atividades a serem desenvolvidas do dia 17 ao dia 20/03. Será realizada uma avaliação dos procedimentos adotados durante a semana e estabelecido um novo planejamento para a semana seguinte;
– estão suspensos os agendamentos e atendimentos no SAPS, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e tendo em vista a natureza dessa unidade;
– a entrada no Setor será apenas pela Rua Jaguariaiva.
Novas providências poderão ser adotadas conforme eventuais alterações epidemiológicas ou edição de normativos de órg ão superiores. Por isso, solicitamos à comunidade acadêmica que fique atenta aos seus emails e ao Site da UFPR Litoral.
A Direção do Setor Litoral permanece atenta e comprometida em informar de forma transparente as ações que administrativa e coletivamente vêm sendo tomadas para que sejam garantidos os atendimentos e processos acadêmicos internos e externos, assim como a saúde de todas e todos. Pratiquemos a solidariedade social ativa, protegendo a nossa saúde e a de todos. O COVID 19 está nos dando a oportunidade de lembrar que todas as pessoas são iguais e que somente com a ação coletiva e solidária poderemos enfrentar e superar essa emergência de saúde pública de dimensão mundial.
16 de março de 2020 – 17h00
Estão suspensas, a partir do dia 16/03/2020 por 14 dias, as atividades da Seção de Atenção e Promoção da Saúde (SAPS) programadas para o mês de março, conforme relação abaixo:
Campanha de Saúde da Mulher – 28/03/2020;
Palestra sobre o Coronavírus – 26/03/2020;
Entrega de de declarações e atestados;
Agendamento de Odontologia;
Agendamento de Clínica Médica;
Agendamento de Fisioterapia;
Solicitação de transporte.
O atendimento na SAPS acontecerá apenas por e-mail: sapslitoral@ufpr.br ou pelo telefone: 41- 3511-8352
15 de março de 2020 – 19h34
A Direção do Setor Litoral encaminha o comunicado (link) do Reitor da UFPR relativo à suspensão das atividades letivas a partir do dia 16 de março e ressalta que:
– estão suspensas as atividades de ensino, pesquisa e extensão;
– estão suspensos o Restaurante Universitário e os serviços de transporte (Intercampi e Interpraias);
– a comunicação com as unidades administrativas e acadêmicas deve ser feita, preferencialmente, por meios eletrônicos;
– as formaturas serão remarcadas e em breve os formandos receberão as devidas orientações sobre os procedimentos a serem seguidos;
– as Câmaras irão orientar sobre as atividades domiciliares a partir das suas especificidades e futuras orientações da Prograd;
– a Direção se reunirá com as chefias e pequenos coletivos a fim de planejar as atividades adminstrativo-pedagógicas, tendo em vista as orientações sanitárias, diversidade e a especificidade das atividades. Ficam previamente dispensadas as pessoas acima de 60 anos, grávidas, pessoas que retornaram de viagens internacionais e aquelas que estejam em condição de risco;
– as orientações sobre a prevenção do Coronavírus devem ser rigorosamente seguidas em todos os espaços sociais.
Conclamamos nossos estudantes, servidores técnicos e docentes que se informem sobre a prevenção do COVID 19 pelos meios oficiais e acadêmicos e atuem esclarecendo a comunidade, combatendo as fake news.
Reiteramos que a Direção segue atenta, pautando suas decisões no respeito à vida. A situação de pandemia, inédita entre nós, não deve ser tratada com pânico, mas com informações e orientações oriundas dos estudos e das pesquisas científicas. Façamos desse delicado momento a “prática da solidariedade social ativa”, conforme nos alerta a professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense, pois somente protegemos nossas vidas protegendo a saúde de todos. Para isso, sejamos protagonistas das decisões que coletivamente precisamos tomar.
A Direção do Setor Litoral está à disposição para todos os esclarecimentos e aberta a propostas que possam nos auxiliar no combate ao COVID 19. Novas informações serão encaminhadas em breve.
Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus clicando aqui.