Litoral promoveu semana de recepção dos calouros

15 de março de 2019 - 18h05

A semana de recepção aos calouros do Setor Litoral da UFPR  foi realizada de 11 a 15 de março. Na programação, palestras, rodas de conversa, orientações sobre temas relacionados ao dia a dia dos estudantes, apresentações culturais, discussões com representantes do movimento estudantil, trotes solidários e outras atividades de integração com a comunidade acadêmica. Os veteranos e os novos alunos iniciarem o ano letivo de 2019 na última segunda-feira, 11.

No Setor Litoral – localizado em Caiobá, no município de Matinhos – os estudantes dos cursos de graduação receberam as boas-vindas da direção e de representantes discentes. Os alunos visitaram espaços da Universidade e participaram de uma roda de conversa sobre ensino, pesquisa e extensão – com instruções sobre Iniciação Científica (IC), sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e sobre o Programa de Educação Tutorial (PET).

Os calouros receberam informações sobre políticas afirmativas, assuntos estudantis, inclusão e diversidade na Universidade por meio de explanações feitas pelas equipes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPR Setor Litoral (Sepol) e da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad). Um ato em memória da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro, foi realizado na última quinta-feira, 14, dia em que o crime completou um ano.

“A semana de recepção dos calouros da UFPR Litoral configura um momento fundamental de inserção do estudante na vida universitária, tanto pela perspectiva de oportunidades acadêmicas que a Universidade oferece, mas, sobretudo, pela necessidade de compreensão gradual do Projeto Político-Pedagógico da UFPR Litoral, que prioriza, entre seus princípios, o desenvolvimento de espírito coletivo e de formação para a cidadania. Como processo educacional contínuo baseado em princípios e valores, o trote de violência no período de ingresso de novos estudantes nunca fez parte da cultura de nossa comunidade acadêmica”, afirmou o diretor do Setor Litoral, professor Renato Bochicchio.

Durante a semana, os novos alunos também puderam conversar com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Centros Acadêmicos dos cursos (CAs). As atividades no Setor Litoral encerram nesta sexta-feira, com o espetáculo teatral Cabaré, às 21h, no Auditório Juliano Fumaneri Weiss. Confira a programação completa aqui.

No Setor Litoral, o CA de Educação Física promove a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza que serão doados a APAE de Matinhos. A ação segue até a próxima segunda-feira, 18. “Os demais cursos fizeram rodas de conversa e apadrinhamento dos calouros”, detalhou a secretária da direção do Setor, Vanessa Wosniak, membro da comissão organizadora da semana de recepção aos calouros.

Por: Bruna Bertoldi Gonçalves  – Sucom UPFR