UFPR e Associação Vila Nova no combate à fome

 14 de maio de 2020 - 16h33

Ações voluntárias de uma servidora da UFPR, com a colaboração de voluntárias da comunidade, e membros da Associação de Moradores da Vila Nova, em Matinhos, estão servindo mais de 70 marmitas, de segunda à sábado, às famílias pobres e pessoas em situação de rua. Estima-se que mais de 1.700 refeições já foram servidas. Os ingredientes vem de doações e o preparo é feito nas cozinhas das instituições por voluntárias. A distribuição também é feita de forma voluntária para famílias dos bairros da Vila Nova, Tabuleiro, Centro, Bom Retiro e alguns balneários.

Segundo a servidora Thaís Souza, que organiza a ação na UFPR, as doações são irregulares, assim nem sempre estão disponíveis todos os alimentos necessários. Também colaboram na ação: Kauanna Pampuch, Ana Carolina Macedo, Thifany Dias, Aminandes Pamplona e Pricilla Soares. Na Associação Vila Nova, a situação é semelhante, diariamente as cozinheiras contam com a colaboração espontânea para fechar o cardápio. “Tem sempre arroz, feijão, a mistura, que as vezes são legumes orgânicos vindos da colônia Pereira, carne só de vez em quando”, explica Iara Pedroso, que coordena o voluntariado na Associação.

Mesmo diante as dificuldades, as voluntárias persistem e, além de servir as refeições diariamente, no dia das mães fizeram uma homenagem levando, além da comida, mensagens de carinho e atenção às mulheres das famílias que estão sendo ajudadas.

Desde que começou a pandemia, as famílias mais pobres e pessoas em situação de rua sentiram imediatamente a queda de renda. Enquanto medidas de médio e longo prazo são articuladas pelas diferentes instâncias governamentais, as necessidades diárias dessas pessoas dependem de ações emergências como essas para serem sanadas. Conheça as demais ações da UFPR Litoral e da UFPR diante a pandemia do novo coronavírus.

Doações de alimentos:
Portaria da UFPR Litoral (Rua Jaguaraíva, 512 – Caiobá)
Associação de Moradores Vila Nova (R. Bom Sucesso, 216 – Tabuleiro) / ou no Supermercado Caopi (destinados à Associação Vila Nova)

Informações sobre outras formas de colaborar e voluntariado pelos telefones: 41 99683-4607 9 (Iara) e 41 99927-4300 (Thaís).

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300