Troca de saberes entre instituições educacionais

24 de abril de 2015 - 19h10

Docentes e discentes do curso de pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (SC) fizeram uma visita técnica à UFPR Litoral na última quinta-feira (23/04). O grupo, que foi recebido pelos professores Valentim da Silva e Maurício Fagundes, veio conhecer as práticas do Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral. O professor Giancarlo Philippi Zarelli ressaltou a importância do intercâmbio entre instituições de ensino superior. “Queremos nos aproximar de outras instituições que têm como propósito a formação humanitária, queremos formar sujeitos transformadores, esse é o elo que vemos entre as duas instituições”, afirmou o professor.

A Faculdade de Palhoça desenvolve há 20 anos ações de educação e formação universitária com atividades integradas à comunidade local. Um exemplo é o Pro-CREP – Criar, Reciclar, Educar e Preservar, o qual envolve, além da comunidade acadêmica, escolas públicas municipais, centros de recuperação de dependentes químicos, e pescadores artesanais da região. “Uma das ações desse projeto é a educação ambiental por meio da reciclagem de óleo de cozinha e a produção de biodiesel”, explicou a professora Hélia Alice dos Santos. No projeto estão envolvidos estudantes de pedagogia, que vão até as escolas municipais realizar ações de educação ambiental, já professores e alunos dessas escolas ajudam na coleta do óleo e aprendem sobre o processamento do resíduo. Os dependentes químicos em recuperação contribuem com trabalho para transformá-lo em biodiesel e sabão. O combustível produzido é doado para os pescadores artesanais e ainda gera renda para a manutenção da casa de recuperação. Além do Pro-CREP a Faculdade de Chapecó matem outras ações como um projeto de mosaico de cerâmica e um brechó popular.

faculd_chapeco