Pesquisadores da Universidad Nacional de Santiago del Estero se reúnem com pesquisadores do PPGDTS e realizam visita técnica ao litoral do Paraná

22 de dezembro de 2016 - 14h50

parceriaEntre os dias 16 e 22 de novembro de 2016 pesquisadores da Universidad Nacional de Santiago del Estero, localizada na região semi-árida da Argentina, estiveram envolvidos com a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR em vários momentos para traçar parcerias que visam possibilidades de pesquisas em conjunto. No dia 16 se reuniram no gabinete do Reitor Zack Akel os professores Guido Lorenz, a Coordenadora de Pesquisas da UFPR, Prof. Dra. Graciela Inez Bolzon Muniz, a Coordenadora do PPDTS, Prof. Dra. Liliani Tiepolo, O Prof. Alessandro Camargo Angelo, da Engenharia Florestal e o Dr. Ivan Crespo, professor visitante da UFPR. Na ocasião o Prof. Guido Lorenz apresentou suas pesquisas na área de Ecologia de Paisagem. A sinergia de ideias e métodos de pesquisa fez com que fosse viabilizada uma visita técnica à bacia hidrográfica do rio Ribeirão, em Paranaguá, área de estudo da mestranda Marili Miretzki, com grande intercâmbio de experiências. A partir deste encontro, outra visita ampliada aconteceu no dia 22 de novembro, quando uma comitiva da UNSE, incluindo a Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Engenharia Florestal, Dra. Ana Maria Giménez,juntamente com estudantes argentinos e brasileiros de Mestrado e Doutorado em Engenharia Florestal da UFPR visitaram a ocupação no Setor Litoral guiados pelos Coordenadores do PPGDTS, Prof. Liliani Tiepolo e Prof. Valdir Frigo Denardin, onde puderam conhecer um pouco sobre a história do Setor Litoral, o momento político do Brasil sobre o PPGDTS. Posteriormente seguiram em visita ao sistema estuarino da Baía de Guaratuba, na localidade de Cabaraquara. Os encontros foram promovidos pela Coordenadora de Pesquisa da UFPR, Prof. Dra. Graciela Muniz e representam um importante passo rumo a intercionalização e a busca de parcerias para viabilizar projetos com objetivos comuns entre os programas.

Fonte: www.ppgdts.ufpr.br