Labmóvel participa da 70ª Reunião da SBPC

25 de julho de 2018 - 17h22

Desde 2012, o Programa Laboratório Móvel de Educação Científica (Labmóvel), da UFPR Litoral, conta com um estande na SBPC Jovem, participando do Circo da Ciência, organizado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência. Neste ano, o LabMóvel está apresentando os materiais de divulgação científica produzidos pelo projeto e os resultados obtidos com o desenvolvimento do Programa de Globe no Litoral do Paraná.

Para o coordenador do Programa, professor Rodrigo Reis, trata-se do maior evento científico da América Latina. “É uma oportunidade única de apresentar os resultados do nosso projeto, bem como estabelecer parcerias para os projetos futuros. A própria parceria com o Programa Globe, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), foi iniciada na reunião da SBPC  de 2016, em Porto Seguro, onde fizemos os primeiros contatos com a AEB, que é a responsável pela Implementação do GLOBE no Brasil”, explica Reis.

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
No ano em que comemora seus 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza sua Reunião Anual na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, AL, no período de 22 a 28 de julho de 2018, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, o evento é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. Trata-se do maior evento  e conta com diversas palestras, seminários e mesas redondas das diferentes áreas de conhecimento. Uma das ações da SBPC é a Mostra SBPC Jovem, destinada a estudantes do ensino básico, a programação da SBPC Jovem se constitui de eventos lúdicos e interativos. Seu objetivo é estimular o contato de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico com o conhecimento científico, pesquisadores e experimentos.

Com informações da SBPC (http://ra.sbpcnet.org.br/maceio/)