Impacto das Radiações Solares em Idosos no Litoral

26 de outubro de 2020 - 10h53

No dia 21/10 deste ano ocorreu a primeira conversa virtual com os Idosos do Lar dos Idosos Perseverança, relativo ao Projeto de Pesquisa intitulado “Impacto das Radiações Solares em Idosos no Litoral do Paraná”. O objetivo deste primeiro contato foi o de se conhecer e compreender a realidade dos idosos frente a Pandemia do COVID-19, e as ações de enfrentamento. Além disso foi trazido informação relativa às radiações solares, as características e os problemas de pele, bem como os cuidados à exposição solar e  os caminhos para tratamento no âmbito do SUS. Os diálogos são mantidos com a Assistente Social Manoela Venomim possibilitando um fácil e agradável caminho para o diálogo e inserção. O trabalho das estudantes do Curso de Graduação em Saúde Coletiva e de Iniciação Científica, Giovanna da Cruz Pires  e Laiane Fernanda da Silva está focado na Conscientização e Auxílio nas questões da Radiação Solar e encaminhamentos via SUS, para casos gerais e de Doenças de Pele (melanomas, manchas, etc.)

Participaram desta conversa virtual o Psicólogo Douglas Friedrich do Lar dos Idosos Perseverança, cerca de 11 idosos que nos acolheram com muito amor e entusiasmo (o que foi recíproco de nossa parte), as estudantes de IC e o Coordenador do projeto Professor Margio Cezar Loss Klock, do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFPR.

Como frutos desta primeira conversa concordou-se em continuar com as pesquisas na área e sempre que possível retomar os diálogos virtuais para a conscientização. Num futuro próximo esperamos visitá-los pessoalmente, logo que seja possível.

O projeto de pesquisa apresentou as seguintes informações durante a conversa: Impacto das radiações solares em Idosos no Litoral do Paraná