Evento reúne licenciaturas na UFPR Litoral

31 de agosto de 2017 - 11h54

As licenciaturas do Setor Litoral irão promover o II Encontro Internacional de Licenciaturas e II Seminário de Integração das Licenciaturas da UFPR Litoral, com o tema A experiência pedagógica em pauta. O objetivo é abordar as ações integradas, no âmbito da América Latina, sobre a experiência pedagógica e as diferentes abordagens metodológicas relativas às licenciaturas, bem como a educação internacional.

As inscrições podem ser feitas na página do evento: https://integracaolicenciaturas.eventbrite.com.br/

DATAS IMPORTANTES:
Evento: 18 a 22/09/17
Inscrição evento: 18/08/17 a 18/09/17
Inscrição de trabalhos – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres – Livre): 18/08/17 a 02/09/17
Relação trabalhos aprovados no site: até 08/09/17

Dúvidas: licenciaturasufprlitoral2017@gmail.com

18/09/2017
18h – Abertura de inscrições.
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de abertura – “Experiências e afecções possibilitando a invenção de outras Pedagogias” – Prof. Dr. Donald Hugh de Barros Kerr Junior, IFSul (Campus Pelotas – Brasil).

19/09/2017
14h às 17h – Oficinas e Relatos de Experiências
17h às 18h – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres – Livre)
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*)
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

21/09/2017
14h às 17h – Oficinas e Relato de Experiências
17h às 18h – Varal de experiências (Apresentação de Pôsteres – Livre)
19h30min às 22h40min – Grupos de Trabalho (GTs*)
GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais;
GT 2 – Atravessando a fronteira dos currículos;
GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais;
GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio.

22/09/2017
19h30min às 22h40min
Atividade artística e cultural
Conferência de encerramento – “Poner en juego la imaginación metodológica: una metáfora del viaje como experiencia de formación” – Profa. Dra. Teresita Ospina Álvarez, Universidad de San Buenaventura (Medellín – Colômbia)

Descrição GTs

GT 1 – Projetos Pedagógicos Experimentais
Ementa: Articulando a dimensão formal escolar com as novas práticas do fazer pedagógico, este Grupo de Trabalho tem como foco as experiências escolares diferenciadas e presentes em espaços educacionais que estejam conectadas com as realidades territoriais e territorializadas de grupos e populações tradicionais – tais como as Escolas das Ilhas, a Educação Escolar Indígena, a Educação Escolar Quilombola, as Escolas da Educação do Campo – que apresentam Projetos Político Pedagógico experienciais. Da mesma forma, o GT tem interesse, em outras iniciativas educacionais contextualizadas com Ilhéus, Quilombolas, Indígenas, Faxinalenses e Cipozeiros que abordem essa temática articulando-a com os processos avaliativos diferenciados e as políticas de inclusão e acessibilidade.

GT 2 – Atravessando a Fronteira dos Currículos
Ementa: Sendo o currículo um território em crescente disputa de interesses e ideologias, mas também uma forma concreta de possibilidades de mudanças inclusivas nos espaços educativos, torna-se fundamental identificar e refletir sobre as relações que se estabelecem entre ele e a realidade dos diferentes sujeitos que o compõe. O currículo é, portanto, uma decisão na qual o professor tem papel central, já que é o principal mediador das situações de aprendizagem. Nessa perspectiva, esse GT interessa-se por experiências pedagógicas em espaços formais de ensino, concluídas ou em andamento, que considerem o sujeito e sua prática social como centros do currículo e apresentem uma organização curricular alternativa ao modelo educacional convencional, destacando-se ações docentes que envolvam toda a comunidade escolar e seu entorno.

GT 3 – Pedagogia Social, espaços pedagógicos não formais
Ementa: O GT Pedagogia Social, Espaços Pedagógicos não formais, tem por propósito socializar pesquisas e reflexões a respeito dos espaços de atuação dos professores em ambientes ou situações extra escolares, ou seja, aqueles que não integram o sistema de ensino oficial. Além disso, congrega estudos relacionados às circunstâncias em que a educação é construída por coletivos que buscam a intencionalidade de sua ação pedagógica por meio de ações realizadas, por exemplo, em ONGs, Movimentos Sociais e-ou redes solidárias na área da educação em geral. Assim, a busca é por experiências que abordem ambientes de atuação dos professores nas quais a aprendizagem e o exercício de práticas de ensino procuram, intencionalmente, correrem por meio de objetivos comunitários a transformação da realidade que os circunda.

GT 4 – Experiências Pedagógicas em Estágio
Ementa: O estágio curricular, além de um espaço possível para colocar a teoria em prática, é propício para exercitar o rompimento das práticas tradicionais de ensino por meio de propostas, ações e avaliações educativas inovadoras e inclusivas. Nesse sentido, o GT Experiências Pedagógicas em Estágio tem interesse em conhecer vivências e experiências desenvolvidas no período de estágio curricular que possuam abordagem diferenciada.