Educação neo-humanista foi tema de palestra

10 de outubro de 2019 - 14h28

A convite do projeto de extensão Yoga no Cotidiano, e com o apoio do Espaço Anirvana, de Pontal do Paraná, o monge Acarya Jinanananda Avadhuta proferiu a palestra Educação e Neo-humanismo na quarta-feira (09/10), no auditório da UFPR Litoral. Para o monge congolês, que vive no Brasil desde 1999, a educação está em cheque atualmente: “se não fizermos mudanças significativas, os prejuízos serão muito grandes”, afirmou. A atividade encerrou o curso de extensão de Aprofundamento em Hatha Yoga, promovido no decorre deste ano.

A proposta da educação neo-humanista é difundida pela organização sócio-espiritual internacional Ananda-Marga, que foi fundada por Shrii Shrii Anandamurti, mestre espiritual e filósofo, em 1955, na Índia. Seu objetivo é promover o amor e respeito por todos independentemente da cultura, religião, raça ou nacionalidade. Jinanananda afirmou ainda que desde muito cedo é preciso aprender a cuidar do corpo, da alimentação, da mente, da respiração, “a educação neo-humanista ensina primeiro que devemos ser líderes de nós mesmo”, explicou. No currículo, além dos conteúdos obrigatórios, o neo-humanista inclui atividades como: yoga, meditação, vivências de autoconhecimento, jogos cooperativos, teatro, danças circulares e outros, facilitando a criança, a refletir sobre o mundo, incentivando, inspirando e educando para uma constante atitude de solidariedade e participação construtiva na vida familiar, escolar e comunitária.

O monge ainda refletiu sobre os desafios encontrados no país atualmente e ressaltou o papel das universidades diante deles:  “as universidades são centro de construção social, onde se criam conhecimentos e se acham soluções par aos problemas que enfrentamos”, pontou.

Mais informações sobre a educação neo-humanista: https://www.anandamarga.org.br/educacao-neo-humanista/