Cooperação UFPR Litoral e Prefeitura de Matinhos

2 de junho de 2023 - 9h01

O prefeito Zé da Ecler assinou nesta terça-feira (30/05) um termo de cooperação com a UFPR Litoral, para o projeto de contraturno escolar. O ato teve a presença da primeira-dama Regina Viana, do secretário de Educação, Mário Braga; e da diretora do Setor Litoral da UFPR, Elisiani Tiepolo. Durante a formalização do convênio, Zé da Ecler destacou que nunca houve uma parceria desta natureza com a Universidade Federal do Paraná em Matinhos, desde que começou o seu funcionamento na cidade, em 2005.

As conversas tiveram início em março, quando o chefe do Executivo e a equipe da Secretaria de Educação foram até a UFPR para tratar o assunto com a diretoria da Universidade. Na ocasião, foram levantadas as questões de espaço e infraestrutura para que os processos de contraturno escolar fossem reativados. Além disso, a equipe de Educação do Município foi guiada em uma visita às instalações da Universidade.

A parceria entre a universidade e Prefeitura vem oferecendo vários benefícios aos servidores municipais e população em geral. Entre elas, o PCA (Programa de Capacitação Avançada) que já atende 60 docentes da Rede Municipal; Cursinho Solidário, com preparação para adolescentes do município para o ingresso na universidade; PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência); Residência Pedagógica; Atividades Culturais e de formação aos Cursistas de Licenciatura em Arte na Caixa Preta; Projeto de horta nas Escolas, entre outras que estão em construção, com os diversos setores da Prefeitura.

Recentemente, município e UFPR Litoral iniciaram uma parceria para a Escolinha de Triathlon – Formando Campeões. Iniciativa do triatleta olímpico paranaense Juraci Moreira, o projeto busca a formação de triatletas em nossa cidade. Atualmente, 50 crianças da cidade participam da formação.

Ainda estiveram no ato de assinatura o chefe de Gabinete, Carlos Valderi; o diretor de Educação, Alzino Neto; e a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Juliana Niesborski.

(Fonte: Departamento de Comunicação, Prefeitura de Matinhos)