Aula celebra parceira entre UFPR Litoral, CEM e Seed

16 de setembro de 2019 - 16h30

Na última sexta-feira (13) aconteceu, em Paranaguá, a aula inaugural do curso de formação continuada em Educação Ambiental Marinho-Costeira, que visa o aprofundamento em assuntos que tratam de realidades socioambientais específicas da região, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Núcleo regional de Educação de Paranaguá, a UFPR, Setor Litoral e Centro de Estudos do Mar (CEM) e comunidades escolares das ilhas. A aula ocorreu durante o 12º InterIlhas.

O curso é destinado a um público específico de professores, pedagogos, diretores e agentes educacionais de dez escolas estaduais de campo, instaladas em ilhas do litoral do Estado. A iniciativa, que teve como origem o projeto de extensão Saberes e Fazeres do Mar, possibilita duas modalidade de participação: extensão (PROEC/ Setor Litoral/ UFPR – 179h) e especialização (PRPPG/ Campus Pontal do Paraná – CEM/ UFPR – 360h).

Participaram da mesa de abertura, Clarice Ubessi, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá; o vice-diretor do CEM, professor Alexandre Lopes; o vice-diretor da UFPR Litoral, Luis Eduardo Thomassim; e a representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a pedagoga Marilene Reimer.

Segundo as professoras que propuseram e organizaram o curso, Vanessa Marion Andreoli (UFPR Litoral) e Lilian Medeiros de Mello (CEM), o objetivo é contribuir com o enfrentamento dos desafios da organização curricular, por área do conhecimento, e o desenvolvimento de metodologias que considerem a valorização dos saberes e fazeres do mar e o aprofundamento de assuntos específicos que tratam das realidades socioambientais locais das ilhas do litoral paranaense.  A formação contará com as contribuições de uma equipe interdisciplinar composta por um grupo de 20 docentes, técnicos e bolsistas da UFPR.

Para o vice-diretor da UFPR Litoral, a iniciativa fortalece o elo entre a instituição e  as comunidades. “Estamos cumprindo um passo importante que é mostrar o papel da universidade para a sociedade. A aproximação do CEM e da UFPR LITORAL é importante para a educação no litoral. A universidade se faz em movimento, em ações como essas, para atender a sociedade na pesquisa, extensão e formação continuada”, afirmou Thomassim.