Atividade Conexão Universidade Escola

1 de setembro de 2022 - 9h01

A Atividade Conexão Universidade Escola, do Programa de Educação Tutorial – PET Litoral Social da UFPR Litoral, em parceria com o Núcleo Estadual de Educação de Paranaguá, com a Coordenadoria Estadual de Justiça nos Bairros e com o Instituto de Identificação do Paraná, dará sequência às suas ações no sentido de reduzir barreiras à Educação Superior e, por outro lado, possibilitar a ampliação das liberdades dos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Litoral do Paraná.

Nesta etapa serão confeccionadas carteiras de identidade dos alunos dos Colégios Públicos do Litoral do Paraná, documento necessário para as inscrições nos processos seletivos Vestibular e ENEM, e também necessário para acesso aos locais de realização das provas.

As ações acontecerão nos dias 5 e 6 de setembro de 2022, em Matinhos, Guaratuba e Paranaguá, atendendo estudantes também de Pontal do Paraná (em Matinhos) e Guaraqueçaba (em Paranaguá). Nos dias 8 e 9, do mesmo mês, o projeto estará em Antonina atendendo também estudantes de Morretes.

Durante essa semana, as direções das escolas estaduais orientarão os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio sobre os documentos necessários para efetivação da carteira de identidade. Além disso, fornecerá um modelo de autorização para deslocamento dos estudantes, que será ofertado pela UFPR até os escritórios dos Institutos de Identificação dos municípios selecionados, os quais receberão técnicos de outras regiões do Estado, deslocados especificamente para apoiar as equipes locais.

A emissão da primeira ou da segunda via do documento não terá custos para os estudantes, pois a Coordenadoria Estadual do Programa Justiça no Bairro atribuiu a ação como uma responsabilidade social do Poder Judiciário.
Espera-se que, no próximo ano, as parcerias continuem, e que possamos atender outros estudantes dos últimos anos do Ensino Médio.