1. Tenho atestado para os dias que faltei. Consigo abonar faltas?
Não. Segundo a Resolução nº 37/97-CEPE, art. 80, não há abono de faltas. O atestado só é aproveitável para solicitação de exercícios domiciliares e/ou de segunda chamada para avaliações.
2. Engravidei, e agora?
É de direito de puérperas a solicitação de exercícios domiciliares, segundo art. 84 da Resolução nº 37/97-CEPE. Para solicitar, envie a solicitação para a assessoria por meio do endereço eletrônico camara.admpublica@ufpr.br.
3. Não estou conseguindo fazer matrícula. Como proceder?
Primeiramente, consulte no calendário acadêmico se o período de solicitação de matrículas está aberto. Se estiver, verifique no SIGA se suas matrículas estão cumprindo a carga horária mínima exigida por semestre, que é 240h, ou se não há nenhum conflito de horário. Se o problema não for resolvido, contate a assessoria.
4. Quero trocar de ICH. É possível?
Sim, é possível, desde que esteja no período de ajuste de matrículas previsto em calendário acadêmico.
5. Posso cancelar módulos?
Sim, existe um prazo para solicitação de cancelamento de módulos também previsto em calendário acadêmico.
6. Como consigo certificados dos eventos que participei?
O certificado de participação é responsável pela organização de cada evento. Quando for participar de algum, atente-se a quem o organiza.
7. O que são Atividades Formativas Complementares?
As Atividades Formativas Complementares (AFCs) são constituídas de atividades adicionais em relação ao eixo fundamental do currículo, objetivando sua flexibilização. Ou seja, são atuações fora do curso, podendo ser participações em eventos, projetos de extensão e/ou de pesquisa, atividades voluntárias, entre outros. No total, exige-se 120 horas de AFCs.
8. O que são os documentos comprobatórios das horas de Atividades Formativas Complementares e como devo entregá-los?
Esses documentos são certificados de participação nas modalidades previstas no Regulamento do seu PPC. Além disso, os documentos comprobatórios devem ser encaminhados todos juntos.
9. Onde encontro meu histórico escolar, declaração de matrícula e declaração de cota?
Toda a sua documentação deve constar no SIGA, na aba “Documentos”.
10. Estou com problemas de acesso ao meu e-mail e/ou aos sistemas da universidade. O que eu devo fazer?
Todos os problemas de acesso devem ser resolvidos com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC), pelo e-mail suporte suporte@ufpr.br. Se seu problema for na UFPR Virtual, entre em contato com suporte_ufprvirtual@ufpr.br.
Página atualizada em: 10 de fev. de 2025.