A Licenciatura em Geografia da UFPR – Setor litoral, iniciou suas atividades acadêmicas com a sua primeira turma no ano de 2017, fato que a caracteriza como um dos mais recentes cursos de graduação implementados nesta Instituição. Neste ano de 2020, ingressa na Graduação a quarta turma de estudantes.
De modo geral, os módulos que compõe a grade curricular da Licenciatura, são voltados para que o(a) educador(a) em geografia possa compreender os arranjos espaciais organizados pelos grupos humanos em diversos tempos e espaços. Em função de seu caráter teórico-prático, também fazem parte do currÃculo do Curso, os trabalhos de campo que são realizados nos municÃpios do litoral paranaense, bem como, em outras diferentes regiões brasileiras.
A coordenação e os (as) docentes da Ligeo (abreviação utilizada pela comunidade acadêmica para referir-se ao Curso), tem como um dos seus principais princÃpios, o diálogo constante, no sentido de construir coletivamente estratégias que contribuam para a permanência dos(as) estudantes. Sendo assim, a Licenciatura busca abrir e manter caminhos que possibilitem aos(as) ingressos(as) conciliarem estudo com o trabalho. Nesse contexto, as aulas são ofertadas no perÃodo noturno, de segunda a sexta-feira, e, tanto os estágios obrigatórios quanto os trabalhos de campo, são pensados, em conjunto com os(as) discentes, para que aconteçam em dias e horários compatÃveis com os(as) que trabalham, a fim de oportunizar a participação do maior número possÃvel de estudantes em tais atividades que são de fundamental importância para as suas formações – afirma Ângela Massumi Katuta, professora da Ligeo.
PPC Geografia – Projeto PolÃtico Pedagógico de Licenciatura em Geografia – UFPR Litoral
O(A) PROFISSIONAL
O Curso propõe uma formação ampla dentro da compreensão do ser humano e a sua relação e construção dos ambientes, dos territórios, dos lugares e paisagens. Encaminha o(a) estudante(a) e futuro(a) educador(a) à uma formação crÃtica diante dos debates atuais acerca dos grandes problemas socioambientais, de luta pelo território urbano e agrário, dos desdobramentos da internacionalização das relações econômicas capitalistas e as consequências mundiais, regionais e locais. O(a) licenciado(a) também terá acesso as ferramentas atuais de análise do território por meio da cartografia e das tecnologias complementares a essa ciência, bem como terá oportunidade de compreender as especificidades dos diferentes espaços a partir da sua interação com as comunidades, utilizando a cartografia social como um dos possÃveis métodos de interpretação das diversas realidades territoriais e sociais.
Durante toda a sua formação na Ligeo, o(a) futuro(a) educador(a) em geografia será estimulado pelo coletivo do Curso, a compor um olhar voltado para o desenvolvimento territorial sustentável, e, a partir desse foco, promover ações que impactem social e ambientalmente de forma positiva nos ambientes escolares, em espaços de educação popular e nas comunidades em que ele(a) possivelmente vier a atuar.
O Curso tem por objetivo geral formar o (a) licenciado (a) em geografia com autonomia intelectual, consciência polÃtica, pensamento crÃtico e criativo voltado à justiça social que tenha como princÃpios de atuação o respeito à s diferenças, a solidariedade, o senso crÃtico, as propostas populares de transformação social, os diálogos de saberes, a superação das formas de opressão social, a fim de que possa investigar, pensar e propor processos educativos sobre fenômenos territorialmente relevantes na perspectiva do bem viver, com base no trabalho coletivo, comunitário e colaborativo.
Licenciatura em Geografia é nota 5 na avaliação do MEC