Menu

2025/2

ICH – Interações Culturais e Humanísticas

Tema: Criação de Abelhas Nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura.

Saída de Campo ao Sítio Própolis Azul – Paranaguá

Própolis Azul

Saída de campo ao Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR

Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR – 24/09/2025

Estudantes da ICH “Criação de Abelhas Nativas” da UFPR Litoral, equipe do projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas sem ferrão (ASF) no litoral paranaense e representantes da Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná – AME Litoral, realizaram uma saída de campo ao Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR.

O espaço é referência estadual na meliponicultura, atividade dedicada à criação de abelhas nativas sem ferrão – fundamentais para a preservação da biodiversidade brasileira.

Durante a visita, em 24/09/25, foram apresentadas informações sobre a história do Meliponário, a distribuição das espécies ao longo da área e diversos aspectos do manejo das colônias.

Ao final, foi realizada atividade de degustação de méis de diferentes abelhas sociais e apresentados diferentes produtos elaborados a partir do mel e própolis.

A visita técnica aproximou os laços na relação da UFPR com a realidade da produção e dos produtores e abriu portas para novos estudos e investigações sobre essa fascinante atividade produtiva e sustentável.

Conheça nosso Instagram!

https://www.instagram.com/meliponario.ufpr/reel/DPQ_wXnkQbs/

#abelhasnativas#abelhassemferrão🐝#meliponário#mel#abelhasnativasdosul#ufprlitoral#AMElitoral#extençãouniversitária

Atividade prática de construção do ninho-armadilha para captura de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

Nesse dia 01 de setembro foi realizada atividade de preparação de iscas para acolhimento de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

O objetivo é propiciar a instalação inicial em propriedade na Colônia Quintilha, bem como em escolas públicas no litoral do Paraná.

A iniciativa é coordenada pelo projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Nativas no Litoral Paranaense”, coordenado pelo prof. Renato Bochicchio.

Na manhã do dia 03/09, os estudantes, acompanhados pelos extensionistas do projeto “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas”, pelos professores Gilson e Lesama (curso tecnológo em Agroecologia), pelo professor Lanes (curso de Gestão de Empreendedorismo), e pelo meliponicultor Gilberto Eckel, realizaram a instalação das iscas em uma propriedade na Colônia Quintilha, fruto da parceria com a ICH “Agroflorestas”.

Ao todo, foram instaladas aproximadamente 24 iscas, com protagonismo dos estudantes na execução da atividade e de ricos processos de parcerias de diferentes projetos e espaços pedagógicos da UFPR Litoral.

#meliponicultura#iscaabelhas#abelhassemferrão🐝#associaçãodemeliponicultoresdolitoraldoparaná#extensãouniversitária#abelhasnativas#ameparaná

https://www.instagram.com/reel/DOOlCb4Efqn/?utm_source=ig_web_copy_link

Plantio na área do Meliponário

Espécies implantadas na área do Meliponário Didático-Científico durante o manejo do dia 01/09/25: Ingá, Cedro Rosa, Grumixama, Pitangueira, Araçá, Juçara, Justicia, Salvia splendens, Lantana, Abóbora menina, Batata-doce laranja, Mix de feijões, Ervilhaca, Uvaia e Mamão.

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000