Carta do Reitor Zaki Akel Sobrinho

O Setor do Litoral, com sua proposta inovadora de construir uma nova prática acadêmica que integra educação profissional e educação superior, comunidade interna e externa, faz parte da estrutura organizacional de uma universidade com a tradição da UFPR, uma Universidade que ao longo de quase dez décadas tem contribuído de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e democrática.

Somos uma das cinco maiores universidades federais do país, somos a 8ª no ranking nacional de produção científica. No ensino de graduação temos 26 mil alunos distribuídos por 107 opções de cursos (um aumento de 18,2% em relação a 2009). No vestibular de 2010 ofertamos 5 mil e 334 vagas, ampliando o nosso compromisso com a democratização da educação superior.

Somos uma grande e ativa universidade, orgulho dos paranaenses e com uma trajetória rica em contribuições para o desenvolvimento social, econômico e cultural do País e em especial do Estado do Paraná.

No litoral a educação é a nossa praia num esforço de aproximação com a comunidade local e com as necessidades do desenvolvimento social e humano da região sem descurar do compromisso com a excelência acadêmica, com a formação de profissionais-cidadãos de alto nível, com a produção do conhecimento e sua disponibilização para a sociedade.

Nossas propostas de cursos incorporam as grandes discussões de temas contemporâneos como sustentabilidade, responsabilidade social, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região litorânea e, conseqüentemente, do Estado do Paraná.

Sejam muito bem-vindos à UFPR Litoral, conheçam nossos projetos de ensino-aprendizagem, nossas propostas de pesquisa e extensão e comemorem conosco a oportunidade de participar de um Projeto Pedagógico Inovador no ensino, na pesquisa e na extensão, na UFPR, que trilha um caminho vitorioso rumo aos seus 100 anos.

Prof. Dr. Zaki Akel Sobrinho
Reitor da Universidade Federal do Paraná