Menu

Informativos

EDITAL Nº 01/2025 – HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

Processo SEI nº 23075.034839/2025-30

A Coordenação do projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Nativas do Litoral Paranaense” – PEX-00029162 torna público o resultado de seleção de estudantes voluntários aprovados para compor a equipe do projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Sem Ferrão no Litoral Paranaense” – PEX-00049162 , conforme tabela a seguir, organizada em ordem alfabética:

EstudanteGRRCurso
André Baptista Gonçalves Pereira20211802Ciências Ambientais
Isabele Caçavara da Rocha20254948Ciências Ambientais
Leda dos Santos Carreiro20210445Gestão de Turismo
Livia Kely Camargo Silva20206586Ciências Ambientais
Luanna Kocota Kuntermann20234656Ciências Ambientais
Marcos Renan Pontes Carneiro20235185Ciências Ambientais
Maria Clara Souza da Silva20240518Serviço Social
Otto Engelhardt Brasileiro20240771Agroecologia

Obs: Em virtude da ausência de excedente de candidatos, a homologação do resultado foi antecipada, conforme cronograma previsto no Edital 01/2025.

Prof. Renato Bochicchio

Coordenador do Projeto

Matinhos, 18 de junho de 2025.

______________________________________________________________________________________________________________

EDITAL DE CHAMADA PARA ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS

EDITAL Nº 01/2025 – Projeto de Extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Sem Ferrão no Litoral Paranaense” – PEX-00049162 

Processo SEI nº 23075.034839/2025-30   

A Coordenação do Projeto de Extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Sem Ferrão no Litoral Paranaense” – PEX-00049162 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) torna público o presente Edital, contendo normas que regem o Processo Seletivo de estudantes voluntários interessando em participar das ações do projeto. 

  1. OBJETO 

1.1. O projeto se propõe a estimular a popularização e fortalecimento das atividades produtiva, educacional e científica relacionadas à criação de abelhas sem ferrão (ASF) no litoral paranaense, de acordo com as seguintes ações contínuas: a) articular ações de fortalecimento da atividade com demais atores sociais (estruturas de governo e organizações sociais); b) promover e apoiar o associativismo vinculado à meliponicultura na região; c) apoiar a elaboração e desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as abelhas sem ferrão e seus produtos, oriundos de espécies nativas do litoral paranaense; d) constituir ações múltiplas de educação ambiental, ciência cidadã, difusão e popularização do conhecimento sobre a ecologia, produção e manejo das abelhas sem ferrão, em espaços formais e não-formais e e) estruturar o Meliponário Didático-Cientifico como espaço contínuo de referência à visitação pública e geração de conhecimento. 

1.2. De acordo com as ações previstas já elencadas no item anterior, as linhas temáticas prioritárias previstas para esse edital são as seguintes: 

  • Produção de conteúdo digital e gestão de mídias sociais; 
  • Elaboração e produção de materiais e ações didáticas (materiais informativos, peças lúdicas e interpretativas, práticas de laboratório, coleções didáticas; roteiros para teatro científico etc.); 
  • Participação em ações de educação ambiental e divulgação científica no ensino formal e não-formal, eventos, feiras de ciências etc.; 
  • Gestão contínua do Meliponário Didático-Científico da UFPR Litoral; 
  • Colaboração na instalação de meliponários urbanos e rurais; 
  • Contribuição na capacitação de criadores de abelhas sem ferrão e nas agendas de trabalho com organizações sociais do segmento da meliponicultura. 

  1. VAGAS, CARGA HORÁRIA E PERÍODO DE ATUAÇÃO NO PROJETO 

2.1. Por meio do presente Edital, são disponibilizadas 10 (dez) vagas de voluntários(as) para atuação no projeto. O total de classificados(as) poderá ser maior que a disponibilidade de vagas. Nesse caso, os classificados(as) a partir da décima primeira colocação poderão ser contemplados(as) no caso de eventual necessidade de chamamento; 

2.2. Algumas das atividades previstas poderão ser realizadas no modo remoto. Assim, ao se inscrever no processo seletivo, o(a) estudante está ciente sobre a necessidade de equipamento adequado para a realização de atividades remotas. 

2.3. A carga horária individual será de no mínimo 04 (quatro) e no máximo 08 horas semanais, conforme disponibilidade de tempo e características das atividades desenvolvidas; 

2.4. O vínculo dos(as) voluntários(as) com o projeto terá vigência a partir de 26 de junho de 2025, com duração anual, podendo ser renovado de acordo com os interesses do projeto. 

  1. PERFIL E ELEGIBILIDADE 

3.1. Poderão se candidatar estudantes da UFPR que: 

a) apresentarem matrícula regular em cursos de graduação da UFPR Litoral; 

b) apresentarem frequência regular e desempenho acadêmico satisfatório; 

c) possuírem disponibilidade mínima de 04 (duas) horas semanais dedicadas às atividades do Projeto; 

d) possuírem interesse pelo desenvolvimento ao menos uma das linhas temáticas elencadas no item 1.2; 

e) possuírem conhecimentos e habilidades necessárias para utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação. 

3.2. São compromissos e atribuições dos(as) estudantes: 

a) participar dos momentos coletivos, bem como das tarefas solicitadas pela equipe do projeto; 

b) buscar ativamente soluções e melhorias para o desenvolvimento do projeto; 

c) manter a matrícula no curso de graduação ativa, com frequência e bom rendimento acadêmico; 

d) participar em ações institucionais, como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) e, ocasionalmente, outros eventos acadêmicos. 

  1. LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 

4.1. UFPR Litoral, escolas públicas e meliponários urbanos e rurais no litoral paranaense. 

  1. INSCRIÇÕES 

5.1. As inscrições para candidatura deverão ser realizadas a partir do dia 11 de junho até às 14h do dia 18 de junho de 2025, por meio de formulário específico (CLIQUE AQUI)

  1. CRITÉRIOS E ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 

6.1. Os critérios a serem utilizados para a seleção consideram o perfil almejado e o correto envio do formulário de inscrição. 

6.2. O processo de seleção consistirá em 3 (três) etapas: (i) homologação das inscrições; (ii) análise e avaliação das informações apresentadas por meio de formulário de inscrição submetido e (iii) divulgação do resultado. 

6.3. Todas as etapas serão divulgadas por meio de editais no site www.litoral.ufpr.br/meliponário, de acordo com o cronograma do processo seletivo (item 8); 

6.4. Cumprido o processo seletivo, serão convocados(as) os(as) 10 (dez) primeiros(as) classificados(as) e aprovados(as); 

6.5. Prevê-se a classificação de estudantes em lista de espera (em ordem decrescente) para eventuais substituições ao longo do desenvolvimento das atividades ou ampliação do número de vagas. 

  1. RESULTADO 

7.1. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de junho de 2025. Na ocasião, os(as) candidatos(as) classificados(as) e aprovados(as) para ocuparem as vagas disponíveis serão contatados(as) por e-mail, no endereço informado no formulário de inscrição, com orientações relativas ao início das atividades no projeto. 

  1. CRONOGRAMA 
11/06/2025 Publicação do Edital
11/06 a 18/06/2025 Período de Inscrições 
18/06/2025 Homologação das Inscrições 
20/06/2025 Análise das informações individuais apresentadas por meio do formulário de inscrição e divulgação do resultado dos/as candidatos/as classificados/as aprovados/as e candidatos/as classificados/as em lista de espera 
26/06/2025 Início das atividades no Projeto 
  1. DISPOSIÇÕES FINAIS 

9.1. O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação; 

9.2. A participação no Projeto constitui uma atividade para a formação acadêmica, sem vínculo empregatício, nos termos da Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008; 

9.3. Os(as) estudantes selecionados(as) serão registrados(as) no SIGA como membros da equipe do projeto e certificados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; 

9.4. Os dados fornecidos no ato da inscrição, mediante autorização de divulgação de nome dos(as) estudantes contemplados(as) para promoção do Projeto de Extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Sem Ferrão no Litoral Paranaense” não serão compartilhados com terceiros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13709/2018). 

Prof. Renato Bochicchio 

Coordenador do Projeto 

______________________________________________________________________________________________________________

Meliponário Didático-Científico participa das atividades da Feira de Profissões na UFPR Litoral

No dia 01 de junho foi realizada a Feira de Profissões na UFPR Litoral, congregando mostra de cursos, projetos e atividades culturais oferecidas à comunidade local. Dentre as ações do evento, foi realizada oficina sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão no Meliponário Didático-Científico da UFPR Litoral. A proposta foi organizada pela ICH “Criação de Abelhas Nativas” e contou com a participação dos estudantes na elaboração e execução das atividades “in loco” no Meliponário, bem como algumas atividades sobre identificação de pólen nos laboratórios do campus. Diversos colégios da rede estadual de ensino e público local participaram ativamente da iniciativa.

Projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas no litoral paranaense”, em parceria com a AME-Litoral, promovem nova oferta de curso sobre Meliponicultura pelo SENAR.

Nos próximos dias 23 a 25 de junho será realizada nova oferta de curso sobre Meliponicultura na UFPR Litoral, ministrada pelo SENAR. A iniciativa é resultado da parceria do projeto de extensão desenvolvido pelo prof. Renato Bochicchio e a Associação dos Meliponicultores do Litoral Paranaense (AME-Litoral). O curso vai abordar desde conceitos básicos da criação de abelhas sociais sem ferrão até alguns dos processos de beneficiamento dos produtos derivados do mel das abelhas. Para maiores informações, acessar o conteúdo do banner abaixo.

Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300