Menu

ICH – Interações Culturais e Humanísticas

Tema: Criação de Abelhas Nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura.

O espaço pedagógico das Interações Culturais e Humanísticas constitui uma importante estratégia para múltiplas abordagens no tema das abelhas sociais sem ferrão do litoral paranaense. O objetivo maior trata do permanente fortalecimento da prática sustentável da meliponicultura, que une aspectos ecológicos e produtivos em uma relação de interdependência. Desse modo, a preservação das espécies de abelhas nativas perpassa a compreensão sobre seu papel ecológico, bem como as potencialidades de geração de renda a partir dos produtos obtidos das abelhas.

Desse modo, a iniciativa da ICH abrange a oportunidade de aprendizagem pelo diálogo permanente com organizações sociais e produtores; construção de ações diversas em educação ambiental; promoção da divulgação e popularização científica; apropriação do conhecimento técnico da meliponicultura; contato com pesquisas na área de manejo, produção e ecologia.

Abaixo alguns dos registros da ICH do primeiro semestre de 2025, constituindo agendas de atuação junto a meliponicultores reconhecidos no cenário estadual, bem como junto à Associação de Meliponicultores do Litoral Paranaense – AME-Litoral, dialogando diretamente com as demandas reais. Nesse semestre, a estrutura da ICH foi definida a partir dos seguintes temas geradores:

  1. Manejo do Meliponário Didático-Científico da UFPR Litoral – intervenções para validação como espaço de visitação pública;
  2. Dialogo com a AME-Litoral – Interação direta com necessidades concretas. Destacam-se a execução do curso de extensão “Gestão de Midias para Meliponicultores” e início da produção de materiais didáticos para educação ambiental em séries iniciais do ensino fundamental de Pontal do Paraná e Matinhos;
  3. Produção de Materiais didáticos/informativos – produção de site, canal de instagram, elementos lúdicos e informativos, como a produção de placas coloridas de identificação de espécies, manipulação e preparo de telhados artesanais de argila.
  4. Preparação para a produção de uma Palinoteca – domínio das técnicas de preparo de lâminas de pólen, aprendizado sobre as técnicas laboratoriais, produção de padrão de banco digital de imagens; levantamento de contatos de palinotecas de universidades federais no Brasil.
  5. Captação de recursos para projetos em meliponicultura – estudo e levantamento de editais de apoio direto e indireto para a prática produtiva e ecológica envolvendo as abelhas nativas.
Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300