Menu

Destaques

O projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas sem ferrão (ASF) no litoral paranaense” promoverá uma oficina interativa para o público conhecer de perto o mundo das abelhas nativas sem ferrão, espécies essenciais para a sociobiodiversidade da Mata Atlântica.
🐝 A atividade será diretamente no Meliponário Didático-Científico ds UFPR Litoral, para diálogo sobre a as características associadas às abelhas sem ferrão, aspectos do manejo racional da criação, produtos das abelhas e seus derivados, observação do interior das colônias, experimentação do mel de abelhas nativas, compreensão sobre a importância social da meliponicultura, além de conhecer a importância do projeto e parcerias locais com organizações sociais da região.
🔬 Durante a atividade, serão demonstrados os produtos das abelhas, como a cera, o própolis azul in natura, bem como será realizada experimentação de mel e uma atividade prática com os participantes, utilizando derivado de própolis.
📍SALA 22A
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!

Na última sexta-feira (07/10), a equipe do projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Meliponicultura no Litoral Paranaense” participaram do II Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica, realizado em Florianópolis.

Foram apresentados resultados do projeto, em um espaço de troca de conhecimentos e valorização da meliponicultura e dos meliprodutos junto à sociedade e ao setor produtivo.

#meliponicultura#ufprlitoral#abelhasnativas#abelhassemferrão🐝#extensaouniversitária

Visite nosso Instagram

https://www.instagram.com/reel/DOyi9AOkcj7/?igsh=NmtsZzB4NHEzb3ds

Na manhã do dia 31 de outubro foi realizada reunião inaugural na sede da Associação de Moradores da Vila Nova, em Matinhos, reprsentadas pela sua Presidenta, Leda Cristina Meira, Jôsi Maria Bervian, Agente Territorial Programa “Paul Singer” e Marlene Martins. A UFPR Litoral foi representada pelo coordenador do projeto “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Sem Ferrão no Litoral Paranaense”, prof. Renato Bochicchio e pela Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná, o Secretário Sérgio Auffinger.

💲A reunião inaugura as ações articuladas para a meliponicultura urbana na localidade e mostra-se promissora para articular as atividades de educação ambiental e incentivo à geração de renda com a meliponicultura.

🌳O espaço da sede da Associação conta com horta comunitária, local em que serão instaladas as primeiras colônias pelo projeto, ainda em 2025. No decorrer do encontro foram apresentadas outras demandas pelas representantes da Associação, especialmente por cursos de formação, de imediato articuladas pela AME-Litoral para elaboração de cronograma para o ano de 2026, além da possibilidade de elaboração de projeto de plantio de espécies arbóreas melíferas nas vias públicas do bairro, a ser elaborada, desenvolvida e articulada com a Prefeitura Municipal.

🔬🐝Segundo o coordenador do projeto, prof. Renato Bochicchio, “o processo que conecta a Universidade com as duas associações configura o início de uma experiência singular que cria oportunidades de ações planejadas para o desenvolvimento da meliponicultura como ferramenta de acesso a direitos das populações residentes do município de Matinhos”.

Durante a 16ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPR Litoral, os professores Francisco José Lagreze Squella e Silvia Pedroso Melegari, do Centro de Estudos do Mar (CEM/UFPR), participaram de uma Roda de Conversa apresentando o projeto de extensão “Abelhas Sem Ferrão e a Conservação da Biodiversidade no Litoral do Paraná”, iniciado em novembro de 2024.

A atividade teve caráter integrador, reunindo diferentes iniciativas e experiências. Dentre as ações desenvolvidas pelo projeto, destaca-se a parceria com o AME Litoral, representado pelo atual secretário Sérgio Auffinger e pelo professor Renato Bochicchio, coordenador do projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas no litoral paranaense”, da UFPR Litoral. Ambos estiveram presentes na ocasião como colaboradores ativos na construção coletiva das atividades.

#abelhasemferrao#abelhassemferrão🐝#cemufprlitoral#extensaouniversitária#ufprlitoral#siepeufpr

Reunião com MarMaré, AME-Litoral e Secretaria Municipal de Educação de Pontal do Paraná

Reunião para alinhamento das diretrizes que irão nortear os meliponários, a educação ambiental e a extensão universitária em Pontal do Paraná.

Representantes da equipe do projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas”, e da ICH “Criação de Abelhas Nativas” da UFPR Litoral participaram de reunião conjunta com a Secretaria de Educação de Pontal do Paraná, com o projeto MarMaré e a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME-Litoral), com o intuito de traçar estratégias para a produção de materiais didáticos dirigidos para sete escolas da rede pública do município, que receberão meliponários em suas sedes.

@pontalprefeituramunicipal
@smedpontaldoparana
@associacaomarbrasil
@meliponario.ufpr
@ame.abelhas

Nesse dia 01 de setembro foi realizada atividade de preparação de iscas para acolhimento de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

O objetivo é propiciar a instalação inicial em propriedade na Colônia Quintilha, bem como em escolas públicas no litoral do Paraná.

A iniciativa é coordenada pelo projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Nativas no Litoral Paranaense”, coordenado pelo prof. Renato Bochicchio.

Participação no FICH 2025-01

Os estudantes da Interação Cultural Humanística: Criação de abelhas nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura, participaram do FICH 2025/01, ocorrido em 25/06/2025 na UFPR – Setor Litoral.

Estande da ICH

Participação na Feira de Profissões da UFPR – Litoral

Os estudantes da Interação Cultural Humanística: Criação de abelhas nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura, Turma 2025/1, participaram da Feira de Cursos e Profissões 2025 do Setor Litoral da UFPR e Centro de Estudos do Mar – CEM, que aconteceu em 01 de junho de 2025. Os estudantes realizaram atividades no Meliponário, no laboratório e proferiram palestras sobre as ASF. Um dos objetivos da ICH, que era validar o espaço como referência em educação ambiental, já começa a dar os primeiros resultados.

Foto: Neiva Mara
Foto: Renato Bochicchio
Foto: Renato Bochicchio

Curso do SENAR na UFPR – Litoral

Nas dependências da UFPR – Litoral foi realizado o Curso Trabalhador na Apicultura – Abelhas Indígenas Sem Ferrão, com 24 horas de duração, foi realizado no período de 12/03 a 02/04/2025, sendo promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em colaboração com a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). O curso de aperfeiçoamento e treinamento foi ministrado por Cezar Ronconi de Oliveira, abordando: Histórico da meliponicultura e sua coevolução com o homem e a natureza; Diferenças entre espécies de abelhas sem ferrão; Organização social e comportamento; Distribuição geográfica das abelhas sem ferrão no Brasil e regiões biogeográficas; Legislação criação e movimentação de abelhas; Tipos de ninhos; Estruturas de colônias e materiais das estruturas (Batume, própolis, cerume e geoprópolis); Colmeias racionais; Instalação do meliponário; Obtenção e transferência dos ninhos; Legislação de autorização de funcionamento; Divisão de colônias; Fortalecimento de colônias; Alimentação suplementar; Pragas, predadores e doenças; Colheita e beneficiamento do mel; Produtos das abelhas.

Foto: Renato Bochicchio

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000