Menu

Destaques

Visite nosso Instagram

https://www.instagram.com/reel/DOyi9AOkcj7/?igsh=NmtsZzB4NHEzb3ds

Reunião com MarMaré, AME-Litoral e Secretaria Municipal de Educação de Pontal do Paraná

Reunião para alinhamento das diretrizes que irão nortear os meliponários, a educação ambiental e a extensão universitária em Pontal do Paraná.

Representantes da equipe do projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas”, e da ICH “Criação de Abelhas Nativas” da UFPR Litoral participaram de reunião conjunta com a Secretaria de Educação de Pontal do Paraná, com o projeto MarMaré e a Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná (AME-Litoral), com o intuito de traçar estratégias para a produção de materiais didáticos dirigidos para sete escolas da rede pública do município, que receberão meliponários em suas sedes.

@pontalprefeituramunicipal
@smedpontaldoparana
@associacaomarbrasil
@meliponario.ufpr
@ame.abelhas

Interação entres as ICHs

“Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”

Nesse dia 01 de setembro foi realizada atividade de preparação de iscas para acolhimento de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

O objetivo é propiciar a instalação inicial em propriedade na Colônia Quintilha, bem como em escolas públicas no litoral do Paraná.

A iniciativa é coordenada pelo projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Nativas no Litoral Paranaense”, coordenado pelo prof. Renato Bochicchio.

Participação no FICH 2025-01

Os estudantes da Interação Cultural Humanística: Criação de abelhas nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura, participaram do FICH 2025/01, ocorrido em 25/06/2025 na UFPR – Setor Litoral.

Estande da ICH

Participação na Feira de Profissões da UFPR – Litoral

Os estudantes da Interação Cultural Humanística: Criação de abelhas nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura, Turma 2025/1, participaram da Feira de Cursos e Profissões 2025 do Setor Litoral da UFPR e Centro de Estudos do Mar – CEM, que aconteceu em 01 de junho de 2025. Os estudantes realizaram atividades no Meliponário, no laboratório e proferiram palestras sobre as ASF. Um dos objetivos da ICH, que era validar o espaço como referência em educação ambiental, já começa a dar os primeiros resultados.

Foto: Neiva Mara
Foto: Renato Bochicchio
Foto: Renato Bochicchio

Curso do SENAR na UFPR – Litoral

Nas dependências da UFPR – Litoral foi realizado o Curso Trabalhador na Apicultura – Abelhas Indígenas Sem Ferrão, com 24 horas de duração, foi realizado no período de 12/03 a 02/04/2025, sendo promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em colaboração com a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). O curso de aperfeiçoamento e treinamento foi ministrado por Cezar Ronconi de Oliveira, abordando: Histórico da meliponicultura e sua coevolução com o homem e a natureza; Diferenças entre espécies de abelhas sem ferrão; Organização social e comportamento; Distribuição geográfica das abelhas sem ferrão no Brasil e regiões biogeográficas; Legislação criação e movimentação de abelhas; Tipos de ninhos; Estruturas de colônias e materiais das estruturas (Batume, própolis, cerume e geoprópolis); Colmeias racionais; Instalação do meliponário; Obtenção e transferência dos ninhos; Legislação de autorização de funcionamento; Divisão de colônias; Fortalecimento de colônias; Alimentação suplementar; Pragas, predadores e doenças; Colheita e beneficiamento do mel; Produtos das abelhas.

Foto: Renato Bochicchio

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000