Menu

2025/2

ICH – Interações Culturais e Humanísticas

Tema: Criação de Abelhas Nativas: dimensões socioambientais, econômicas e educacionais da meliponicultura.

Saída de Campo ao Sítio Própolis Azul – Paranaguá

Nesse dia 01 de outubro, estudantes da UFPR Litoral realizaram visita técnica ao Meliponário “Sitio Própolis Azul”, em Paranaguá.

A atividade, conduzida pelo prof. Renato Bochicchio, teve por objetivo ampliar os conhecimentos sobre manejo de abelhas sem ferrão (ASF), especialmente da abelha mandaçaia (Melipona quadrifasciata), única espécie produtora do própolis azul, encontrada apenas na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo.

O meliponicultor Rafael Ferlin, proprietário do Sitio, além de contar com um plantel de centenas de colônias, realiza a confecção das caixas racionais, desenvolve o design e impressão de peças específicas para o manejo em impressoras 3D e apresenta vasto conhecimento sobre a flora melífera local.

Durante a interação com os estudantes, foram realizadas diversas atividades práticas de manejo, bem como apontadas possibilidades de novos estudos sobre as ASF do meliponário pela UFPR, a partir da realização de projetos acadêmicos da graduação e pós-graduação.

Após o sucesso da atividade, serão confirmadas novas incursões para os avanços no trabalho conjunto com o Sitio Própolis Azul pela UFPR.

Própolis Azul

Saída de campo ao Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR

Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR – 24/09/2025

Estudantes da ICH “Criação de Abelhas Nativas” da UFPR Litoral, equipe do projeto de extensão “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas sem ferrão (ASF) no litoral paranaense e representantes da Associação de Meliponicultores do Litoral do Paraná – AME Litoral, realizaram uma saída de campo ao Meliponário Doce Paraíso, em Colombo/PR.

O espaço é referência estadual na meliponicultura, atividade dedicada à criação de abelhas nativas sem ferrão – fundamentais para a preservação da biodiversidade brasileira.

Durante a visita, em 24/09/25, foram apresentadas informações sobre a história do Meliponário, a distribuição das espécies ao longo da área e diversos aspectos do manejo das colônias.

Ao final, foi realizada atividade de degustação de méis de diferentes abelhas sociais e apresentados diferentes produtos elaborados a partir do mel e própolis.

A visita técnica aproximou os laços na relação da UFPR com a realidade da produção e dos produtores e abriu portas para novos estudos e investigações sobre essa fascinante atividade produtiva e sustentável.

Conheça nosso Instagram!

https://www.instagram.com/meliponario.ufpr/reel/DPQ_wXnkQbs/

#abelhasnativas#abelhassemferrão🐝#meliponário#mel#abelhasnativasdosul#ufprlitoral#AMElitoral#extençãouniversitária

Atividade prática de construção do ninho-armadilha para captura de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

Nesse dia 01 de setembro foi realizada atividade de preparação de iscas para acolhimento de abelhas sem ferrão, resultantes da interação entres as ICHs “Criação de Abelhas Nativas” e “Agroflorestas”.

O objetivo é propiciar a instalação inicial em propriedade na Colônia Quintilha, bem como em escolas públicas no litoral do Paraná.

A iniciativa é coordenada pelo projeto de extensão “Estratégias para o Fortalecimento da Criação de Abelhas Nativas no Litoral Paranaense”, coordenado pelo prof. Renato Bochicchio.

Na manhã do dia 03/09, os estudantes, acompanhados pelos extensionistas do projeto “Estratégias para o fortalecimento da criação de abelhas nativas”, pelos professores Gilson e Lesama (curso tecnológo em Agroecologia), pelo professor Lanes (curso de Gestão de Empreendedorismo), e pelo meliponicultor Gilberto Eckel, realizaram a instalação das iscas em uma propriedade na Colônia Quintilha, fruto da parceria com a ICH “Agroflorestas”.

Ao todo, foram instaladas aproximadamente 24 iscas, com protagonismo dos estudantes na execução da atividade e de ricos processos de parcerias de diferentes projetos e espaços pedagógicos da UFPR Litoral.

#meliponicultura#iscaabelhas#abelhassemferrão🐝#associaçãodemeliponicultoresdolitoraldoparaná#extensãouniversitária#abelhasnativas#ameparaná

https://www.instagram.com/reel/DOOlCb4Efqn/?utm_source=ig_web_copy_link

Plantio na área do Meliponário

Espécies implantadas na área do Meliponário Didático-Científico durante o manejo do dia 01/09/25: Ingá, Cedro Rosa, Grumixama, Pitangueira, Araçá, Juçara, Justicia, Salvia splendens, Lantana, Abóbora menina, Batata-doce laranja, Mix de feijões, Ervilhaca, Uvaia e Mamão.

Rua Governador Pedro Viriato Parigot de Souza, 512
Caiobá - Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000