As atividades Curriculares de Extensão (ACE) constituem-se atividades que se integram à matriz
curricular do Curso de Licenciatura em Letras Português sendo, portanto, um processo interdisciplinar,
polÃtico-educacional, cultural, cientÃfico, tecnológico, cuja finalidade é promover a interação
transformadora “entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da
produção, aplicação e troca do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”
(BRASIL, 2019, Art. 1).
Essas atividades de caráter obrigatório do PPC do Curso de Licenciatura em Letras Português devem
totalizar 10% do total da carga horária do curso, ou seja, 320 (trezentas e vinte) horas, e têm como
finalidade ressaltar o valor das atividades de extensão universitária que contribuem para a efetiva
indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades devem envolver diretamente as
comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do
estudante, priorizando sua ação para as áreas de grande pertinência social (BRASIL, 2014, Meta 12,
Estratégia 7)
Desse modo, o curso de Letras Português considera a Extensão como integrante fundamental na
formação de nossos estudantes. Ela propicia e intensifica o diálogo entre as diferentes áreas de
formação do licenciando em Letras Português, produzindo na comunidade do Curso um deslocamento
teórico-analÃtico-polÃtico e produzindo, tanto nos docentes quanto nos estudantes, contÃnuas
reformulações de si, propiciando espaços de escuta e dizer dos estudantes, dos docentes e das
comunidades que estão ao redor.
Estes movimentos podem ser realizados a partir de um posicionamento crÃtico no qual nos
perguntamos, de modo contÃnuo: (i) qual é o papel da Universidade? (ii) qual é o nosso papel como
membros da universidade? (iii) qual é nossa relação com a comunidade?
A partir dessas perguntas e reflexões, podemos afirmar que, no curso de Letras Português, não
consideramos a extensão como apêndice da universidade, e sim como central e articulada com as
atividades de ensino e de pesquisa. Ela nos possibilita trabalhar os diferentes conhecimentos
mobilizados na graduação entrelaçados, produzindo um modo interdisciplinar de fazer a/na
universidade.
Procuramos a intensificação do diálogo com as Comunidades do Litoral do Paraná, provocando um
deslocamento do modo de relação entre Universidade e Comunidade, para a Universidade finalmente
se entender parte da Comunidade.