Estágio

O estágio, conceituado como elemento curricular de caráter formador e como um ato educativo supervisionado previsto para o Curso de Linguagem e Comunicação, está regulamentado em consonância com a definição do perfil do profissional egresso, bem como com os objetivos para a sua formação.

O Projeto Pedagógico do Curso de Linguagem e Comunicação prevê a realização de estágio em duas modalidades: o estágio obrigatório e o não obrigatório. O objetivo dessas modalidades de estágio é de viabilizar ao estudante o aprimoramento técnico-científico na formação do profissional, mediante a análise e a solução de problemas concretos em condições reais de trabalho, por intermédio de situações relacionadas à natureza e à especificidade do curso e da aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos diversos módulos previstos no PPC. O estágio obrigatório terá carga horária de 400 horas a serem cumpridas no 4°, 5°, 6° e 7° semestre, sendo vedada a prática concomitante de dois estágios no mesmo semestre, posto que cada estágio é pré-requisito para a matrícula do estudante no estágio seguinte.

O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade curricular prevista nas disposições legais para a formação docente, tido como componente curricular obrigatório, com carga horária mínima estabelecida em 420 (quatrocentas e vinte) horas (CNE/CP 28/2001 Art.1º; CNE/CP 02/2002). Compreende-se, a partir do Parecer CNE/CP 9/2001, de que se trata do momento de efetivar, “sob supervisão de um profissional experiente, um processo de ensino-aprendizagem que tornar-se-á concreto e autônomo quando da sua profissionalização deste estágio”. Pretende-se, assim, que o estagiário possa ter um conhecimento do real em situação de trabalho, ao longo de todo o curso e com tempo suficiente para abordar as diferentes dimensões da atuação profissional, em “tempos na escola” que possuem diferentes objetivos em cada momento da formação.

O Estágio Curricular Obrigatório é regulamentado em resolução própria e aprovado pela Câmara de Linguagem e Comunicação. Além do Estágio Curricular Obrigatório, os estudantes podem realizar o Estágio Não Obrigatório, também regulamentado em resolução própria pela Câmara do curso.