Semana LinCom mobiliza estudantes no encerramento do semestre 2022/2

O fim deste semestre 2022/2 ficou marcado pela Semana LinCom – Diálogos na Formação, evento que acontece em todos os finais de período, desta vez organizado pelas professoras Andréa Knabem e Luana de Conto, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

A programação ficou distribuída em duas atividades por noite, começando sempre pelas defesas de TCC, com exceção da quarta-feira, que foi preservada para a ocorrência das ICHs.

2a feira – Dia 13/02

19h

Sala 1: “Estratégias da Linguagem da Propaganda: Semiose das Embalagens de Cosméticos Veganos”
Estudante: Jaqueline Keila Beoni de Oliveira Souza
Mediador: Fabio Messa
Avaliadores: Andréa Knabem e Cristina Cardoso

19h

Sala 2: “Caminhos que foram possíveis em um Projeto Pedagógico Diferenciado: uma história de vida acadêmica “
Estudante: João Otávio de Oliveira Nogueira
Mediador: Ana Josefina Ferrari
Avaliadores: Elisiani Vitória Tiepolo e Vanessa Marion Andreoli

20h

Palestra: “A tecnologia irá arruinar a Educação? O professor de Língua Portuguesa, a BNCC e a ChatGPT”
Dra. Anna Carolina Legroski (PPGLetras-UFPR)

3a feira – Dia 14/02

19h

“Dez anos de Interações Culturais e Humanísticas no Setor Litoral da UFPR: primeiras aproximações”
Estudante: Rosangela de Oliveira Mendes
Mediador: Andréa Knabem
Avaliadores: Etienne C. R. Vaccarelli e Fábio Messa

20h

Roda de Conversa: “Estágio na Formação: diálogos e pensares possíveis na formação de licenciado em Linguagem e Comunicação”
Ms. Tânia Lazier Gabardo (UFPR)

5a feira – Dia 16/02

19h

“Da vida para o Projeto de Aprendizagem: o abandono paterno e a literatura infantil”
Estudante: Valentine Chiarelli de Macedo
Mediador: Geovana Gentili Santos
Avaliadores: Fábio Messa e Wendel Christal (Unespar)

20h

Compartilhamento e discussão dos pôsteres dos PAs

Palestra: “A pesquisa na formação docente: a formação do professor pesquisador”
Dr. Paulo Henrique Pereira da Silva Felipe (UnB)

Debate sobre a temática e contribuições para a formação

MOSTRA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

6a feira – Dia 17/02

19h

“Sou muitos na relação com os outros e comigo mesmo: entrando no Setor como trabalhador e saindo como professor”
Estudante: Francisco Willian da Silva
Mediador: Geovana Gentili Santos
Avaliadores: Andréa Knabem e Fabio Messa

Apresentação das propostas de PA turma 2022
Roda de Conversa: “Os PAs da LinCom: questões para a formação do professor pesquisador”
Mediação: Dra. Cristina Cardoso

21h

Plenária LinCom

Nesta plenária, em pleno esquenta da sexta-feira de Carnaval, docentes e discentes discutiram sobre o planejamento da semana de recepção/integração dos calouros 2023/1, organização da festa do curso, calendário para inscrição de trabalhos em eventos, viagens para o primeiro semestre e outros temas.