Vestibular LECAMPO abre inscrições no dia 08/08

5 de agosto de 2022 - 15h51

O curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR Litoral abre inscrições no dia 08 de agosto para o Processo Seletivo 2022, não será cobrada a taxa de inscrição.

O Edital do Processo Seletivo será publicado pelo NC/UFPR no dia 08 de agosto.

O curso tem o objetivo de ofertar uma formação na qual o egresso possa atuar:
a) na docência nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, neste caso, na área do conhecimento das Ciências da Natureza;
b) gestão de processos educativos;
c) organização de processos comunitários.
Na sua organização curricular prevê o Regime de Alternância com o qual compreende: Tempo universidade (TU), que corresponde ao período em que o estudante permanece na Universidade em contato direto com o saber sistematizado, planejando e recebendo orientações dos docentes e Tempo Comunidade (TC) , que corresponde ao período em que o estudante desenvolverá pesquisas, projetos, entre outras atividades em suas comunidades, escolas e demais espaços educativos  a partir do planejamento e acompanhamento pedagógico dos docentes do curso.

QUEM PODE FAZER O CURSO

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e se identifiquem com uma das seguintes categorias abaixo conforme constam no edital:

Categoria 1 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que estejam em atividade nas escolas/instituições do campo;

Categoria 2 – Educadores ou educadoras que prioritariamente não possuam qualquer curso de graduação e que atuem em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não formais vinculados ao campo, águas e florestas;

Categoria 3 – Pessoas que trabalham na agricultura familiar, nos assentamentos, nos acampamentos, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boiasfrias, pescadores ou pescadoras, indígenas, quilombolas, extrativistas e demais populações tradicionais do campo e povos indígenas;

Categoria 4 – Pessoas atuantes nos movimentos sociais ligados ao campo, associação de agricultores ou agricultores familiares, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, povos indígenas e demais populações tradicionais do Brasil;

Categoria 5 – Filhos ou filhas de agricultores ou agricultores familiares, assentados ou assentadas, acampados ou acampadas, pescadores ou pescadoras, quilombolas, faxinalenses, arrendatários ou arrendatárias, meeiros ou meeiras, boias-frias, indígenas ou extrativistas e demais trabalhadores e trabalhadoras assalariados que atuem na agricultura familiar.

Importante: É necessário que os candidatos e candidatas comprovem, conforme orientações do edital, a categoria que se identificou.

DURAÇÃO

4 anos (8 semestres), com início das aulas em outubro de 2022.

VAGAS

Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas na modalidade presencial em Regime de Alternância, a serem ofertadas no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná no município de Matinhos-PR.

CONTATO E INFORMAÇÕES

Site: https://litoral.ufpr.br/lecampo/