Setor Litoral oferece novo curso de Ciências Ambientais

 4 de setembro de 2018 - 15h06

 

Projeto político pedagógico do setor prevê desenvolvimento junto às comunidades locais

 

O Setor Litoral da UFPR vai disponibilizar, no vestibular 2019, 470 vagas em 13 dos 14 cursos de graduação que oferece.  A novidade é o recém criado curso de bacharelado em Ciências Ambientais que ofertará 40 vagas. A Licenciatura em Educação do Campo terá vestibular especial, ainda este ano.

Com proposta curricular inovadora e flexível, partindo da experiência de 13 anos do Bacharelado em Gestão Ambiental, Ciências Ambientais acompanha o fortalecimento desta área no cenário acadêmico brasileiro e a crescente demanda por profissionais capazes de abordar e pesquisar a realidade socioambiental de forma interdisciplinar e integrada.

O Setor tem o objetivo de tornar o ensino superior acessível para a população do litoral paranaense e dos municípios abrangidos pelo Vale do Ribeira, bem como de levar aos estudantes um projeto pedagógico diferenciado, enfocando a interdisciplinaridade, a autonomia estudantil e a interculturalidade.

Instalado no município de Matinhos, desde 2004, o Setor Litoral promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente receberam pouca atenção e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. Visando ao desenvolvimento humano e local, o ensino da unidade é voltado para que os estudantes formados contribuam com o crescimento social e econômico regional.

O Projeto Político Pedagógico do Setor é um aspecto de destaque, pois prevê a promoção da educação pública integrada e o desenvolvimento junto às comunidades locais para contribuição decisiva do progresso científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia grande interação entre a comunidade acadêmica e da região.
A proposta consiste em uma organização curricular diferenciada. Os estudantes cursam módulos, cuja estrutura é mais flexível e aberta a atender as demandas de cada turma. Atividades de Integração Cultural e Humanística e Projetos de Aprendizagem complementam o currículo. A formação, constitui-se assim, em três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos; Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e Humanísticas.

As Interações Culturais e Humanísticas fundam-se na ligação da formação profissional dos estudantes com a realidade e as comunidades locais. São espaços diferenciados nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Semanalmente, estudantes de diversos cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o aluno a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.
Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, os cursos do campus se destacam também por propiciar projetos de extensão e de pesquisa qualificados e reconhecidos nacionalmente, com grande interação com a população local. “A atuação dos cursos permite contato com diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a participação ativa do estudante na vida acadêmica, bem como uma convivência rica em diversidade e diálogo”, conta.

As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na unidade são políticas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e a permanência destes no Ensino Superior. A procura nos processos seletivos do Setor vem aumentando todos os anos.

Bochicchio salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre um papel social importante para as duas regiões. A expectativa para o processo seletivo desse ano é pela manutenção dos altos índices de candidatos originários, majoritariamente, de escolas públicas e dessas regiões”.

Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar por Administração Pública; Artes; Ciências; Ciências Ambientais; Educação Física; Geografia; Gestão e Empreendedorismo; Saúde Coletiva; Saúde Social; Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Gestão Imobiliária.

A cidade
Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba, Matinhos é uma cidade repleta de balneários, sendo Caiobá o mais conhecido deles – onde está localizado o campus do Setor.

Com aproximadamente 32 mil habitantes, o município destaca-se pela prestação de serviços. Turismo e comércio são os mais relevantes para a economia da região. Além das praias, há outras opções de passeio como o Parque
Estadual Rio da Onça e a Trilha Ecológica no Morro do Boi.

Estrutura do campus
O campus fica em Caiobá, a uma quadra da praia e próximo ao polo do comércio praieiro e de casas e hospedagens de verão. O Restaurante Universitário da unidade oferece o mesmo serviço que os demais restaurantes, servindo refeições no café da manhã, almoço e jantar. A biblioteca atende os alunos de segunda a sábado.

À disposição dos estudantes e servidores da universidade está o Interpraias, ônibus que atende a comunidade acadêmica do Setor e do Centro de Estudos do Mar (unidade Mirassol). Os horários e rotas podem ser consultados em https://litoral.ufpr.br/portal/intercampi-litoral/

Outro diferencial do Setor Litoral é um programa em formato online produzido pela Seção de Comunicação da UFPR (Secom) e veiculado quinzenalmente na Rádio Sambaqui, web rádio da UFPR Litoral. O objetivo da atração é colocar a comunidade acadêmica em contato com os temas atuais e músicas do cenário autoral paranaense.

Cursos
Conheça a proposta de cada um dos cursos que a UFPR Litoral oferece: https://litoral.ufpr.br/portal/cursos/

Informativo da Superintendência de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná.
Rua Jaguariaíva, 512 - Caiobá
Matinhos, Paraná | CEP 83.260-000
Fone: (41) 3511-8300