A equipe do Projeto de Extensão Diálogos e Saberes para o Desenvolvimento Sustentável Regional pela Educação, da UFPR Litoral, foi recebida pela comunidade na última quarta-feira, dia 27 de setembro.
Comprometido com os princÃpios extensionistas, este projeto tem como objetivo criar espaços de diálogo na comunidade, abrindo oportunidades para a transformação social, uma vez que a educação é um bem de interesse público. No âmbito da formação discente, estudantes da UFPR, do ensino médio e a comunidade, em geral, têm a oportunidade de conhecer a UFPR Litoral, seu ambiente acadêmico e as diversas maneiras pelas quais a universidade impacta a sociedade por meio de seu currÃculo e ações práticas. Tudo isso está em consonância com a ideia de que a educação é para toda a vida e visa causar um impacto positivo na realidade local.
O evento, intitulado UFPR na Comunidade: Roda de Conversa, ocorreu no bairro Mangue Seco, em Matinhos, com o propósito de informar a comunidade local sobre o que a UFPR Litoral representa e como acessá-la, bem como incentivar pessoas a considerar a educação superior, que é gratuita e disponÃvel para todos os residentes de Matinhos. Durante as discussões, as/os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre as atividades da universidade, tais como: tipos de entrada na UFPR, auxÃlios estudantis, projetos de extensão e pesquisa institucionais, matrÃculas isoladas que incluem a comunidade externa, Processo Seletivo Simplificado, entre outras.
Pessoas presentes no evento relataram sobre a experiência. Para Jhennyfer Bernardino dos Santos, estudante do ensino médio e moradora do balneário Inajá, “é sempre bom participar das rodas de conversas, mas neste dia, em especÃfico, […], aprendi bastante e pude transmitir também o meu entendimento. Sou grata”.
Segundo Edilene Beatriz Dahmer, coordenadora do projeto, “é fundamental retomar as ações institucionais que aproximam a comunidade externa a UFPR Litoral, já que a universidade só existe a partir do interesse e necessidade que a população apresenta em relação a buscar uma formação acadêmica pública e de qualidade”.
Para Ana Paula Alves Gomes, bolsista do projeto, “essa experiência proporciona a chance de colaborar e auxiliar, de alguma forma, na caminhada acadêmica desses estudantes [do ensino médio]. Além disso, também valoriza a oportunidade de trocar experiências com estudantes da UFPR. Ao conhecer as histórias inspiradoras dos membros da famÃlia UFPR, me sinto motivada e motivadora”.
Em conformidade com os princÃpios educacionais inovadores da UFPR Litoral, que visam ao desenvolvimento humano e regional, bem como à ampliação do acesso ao ensino superior, as ações deste projeto estão focadas principalmente em fornecer informações à comunidade externa. Isso é feito por meio de relatos de experiências de profissionais da educação e experiências de estudantes universitários – vinculados ou não ao projeto – a fim de inspirar e encorajar mais pessoas a ingressarem na universidade pública.
A necessidade de estar, como instituição, cada vez mais próxima da comunidade e das pessoas que ainda não têm acesso à s informações ou incentivos necessários para buscar o ensino superior são fatores que movem o projeto para promover a instituição UFPR Litoral no território em que está situada – e para além -, destacando a importância da educação pública e suas oportunidades, incentivando as pessoas a continuar seus estudos no ensino superior. Edilene complementa: “esses momentos de troca de saberes e interação com a comunidade é que definem o nosso trabalho na educação pública em todos os âmbitos, ou seja, no planejamento de ações, na inclusão social e no acolhimento a diversidade”.
(com informações e foto de LuÃs Fernando da Costa Júnior, revisado por William Leal Colaço Fernandes/SECOM)