UFPR Litoral recebe a exposição “In” Perfeitos

31 de agosto de 2017 - 16h21

No dia 15 de setembro, será aberta a exposição fotográfica “In” Perfeitos, para a qual foram fotografados 21 modelos com algum tipo de deficiência. A promoção é de um grupo de estudantes e pais de pessoas com deficiências, ligadas ao Setor Litoral da UFPR, que estão realizando uma série de atividades para aumentar a visibilidade e os seus defender os direitos no município de Matinhos. Entre eles, o estudante Rogério Castro, que cursa o sexto período de licenciatura em ciências na UFPR Setor Litoral. “Tenho 40 anos, sou paraplégico há 23 anos, tornei-me deficiente por ferimento com arma branca. Após vários meses de reabilitação, vivo uma vida como qualquer outra pessoa, sou casado, tenho uma filha de nove anos, trabalho e estudo”, relata Rogério.

Segundo a estudante de geografia, Emanuelle Aguiar, umas das responsáveis pela organização do evento, a expressão “In” no título do evento representa a necessidade de olhar para dentro dos indivíduos. “Visamos que o público perceba que, independente de como as pessoas com deficiências são por fora, somos todos seres humanos, cada qual com seu estilo de vida, suas particularidades, percepções, vivencias, desafios, sofrimentos e alegrias”, explica Emanuelle.

A estudante, que já é graduada em gestão de recursos humanos, afirma que sempre quis ser educadora, e que a UFPR proporcionou esta oportunidade. “Estava no penúltimo período de gestão de recursos humanos, em uma faculdade particular, quando vi o anunciado do curso na UFPR Setor Litoral, disse pra minha mãe: vou tentar! Tentei e deu certo. A cada aula que passa amo mais a geografia e tenho a certeza de que escolhi o caminho certo”, relata a estudante. Emanuelle é também a presidente Associação Integrada de Pessoas com Deficiência e Amigos de Matinhos (Acessis), organização que está em processo de instituição no município. A exposição ficará no hall do auditório do setor Litoral até o dia 15 de outubro.

Durante a abertura da exposição, a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Flávia Bandeira Cordeiro, irá ministrar uma palestra.

Serviço:
Exposição “In” Perfeitos
Data: 15 de setembro a 15 de outubro
Local: Hall do auditório Juliano Fumaneri Weiss – UFPR Setor Litoral
Horário: 8 às 22h
ENTRADA FRANCA

Clique aqui para fazer sua inscrição para a palestra – serão emitidos certificado de participação do evento.