UFPR Litoral prepara Semana de Recepção

8 de fevereiro de 2018 - 16h39

Na semana de 19 a 23 de fevereiro, o Setor Litoral inicia as atividades acadêmicas e recebe os calouros com uma programação especial. “Queremos dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar a eles que o que vao encontrar na UFPR, que é uma das melhores universidades do Brasil”, afirmou a professora Beatriz Cabral, que integra a comissão de recepção de calouros.

Os organizadores da Semana de Recepção dos Calouros sabem que a Universidade é um ambiente novo para boa parte dos calouros e que nos primeiros dias da vida acadêmica surge um turbilhão de curiosidades e dúvidas. Para minimizar essas questões, foi preparada uma programação especial entre os dias 19 e 23 de fevereiro, para os novatos de todos os cursos do Setor Litoral.

Na segunda-feira (19), serão apresentadas as propostas pedagógicas dos cursos, os professores, além de serem feitas as confirmações de matrículas e a entrega dos kits dos calouros. Os estudantes que não puderem comparecer neste dia, para confirmar a matrícula, deverão ir obrigatoriamente até a sala da assessoria de cursos nos dias 20 e 21, entre às 8 e às 20h.

O dia 20 será focado na apresentação das organizações e movimentos estudantis da UFPR. Serão apresentados os Centros Acadêmicos (CA), em salas de aula, e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), no auditório.

Na quarta-feira (21), os estudantes receberão as boas-vindas da Direção do Setor, no auditório, e em seguida irão conhecer os três eixos curriculares: Fundamentos Teóricos e Práticos (FTPs), Interações Culturais e Humanísticas (ICHs) e os Projetos de Aprendizagem (PAs).

Outro aspecto importante da vida universitária é conhecer os recursos disponibilizados pela instituição para aqueles que precisam de algum apoio financeiro, de moradia e até mesmo de saúde.

Para isso, na quinta-feira (22), a equipe da Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários (Sepol) irá fazer uma breve apresentação da estrutura que a UFPR e o Setor possuem para qualificar e garantir a permanência dos estudantes da instituição. A conversa sobre o tema vai continuar com a participação da equipe da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Nesse mesmo dia, os calouros deverão se dirigir as assessorias de seus cursos para fazer a solicitação de matrícula nas ICHs. Ainda na quinta-feira, diferentes espaços do Setor Litoral, como a biblioteca e os laboratórios estarão abertos à visitação.

Para encerrar a Semana, na sexta-feira (23), serão apresentadas as oportunidades de participação em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, como a iniciação científica, os projetos de extensão, programa de educação tutorial (PET), bolsas de iniciação à docência (PBID), entre outros. Além dos programas de mobilidade acadêmica.