UFPR Litoral participa de articulação inédita em Brasília

21 de dezembro de 2017 - 10h13

Nos meses de outubro e novembro, a direção da UFPR Litoral participou de uma intensa articulação, que visa melhorias das condições dos campi avançados das universidades e institutos federais brasileiros. As atividades tiveram como resultado a inédita aproximação da rede de instituições, dando grande visibilidade ao tema e despertando o interesse de parlamentares.

O diretor Renato Bochicchio participou dos trabalhos da Subcomissão da Câmara dos Deputados, que trata da política de expansão universitária. O debate contou com a presença de mais de cem diretores de Universidades e Institutos Federais, cerca de vinte deputados federais, reitores e seus representantes.

Um dos resultados da reunião foi a composição de comissão conjunta entre Universidades e Institutos Federais, constituída por representantes de direções por região do país, para a produção de documento de reivindicações ao Ministro da Educação. A direção da UFPR Litoral foi indicada para representar as Universidades Federais interiorizadas da região Sul na elaboração desse documento. No dia 29 de novembro, o documento final foi entregue ao Senador Davi Alcolumbre, relator da área de educação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e responsável por acolher e incorporar no relatório final as prioridades junto ao orçamento federal.

O mesmo relatório foi apresentado em uma audiência com o Ministro da Educação, que contou com a presença da comissão de diretores, oito Deputados Federais e a Subcomissão que trata da política das expansões federais. Como continuidade dos esforços conjuntos, já está definida a realização do primeiro seminário sobre as expansões federais de ensino superior (Universidades Federais e Institutos Federais), prevista para o mês de abril de 2018, em Brasília.

Confira o relatório completo.

Documento dos Diretores dos campi fora de sede das UFs e dos campi dos IFs dirigido ao Exmo. Sr. Ministro da Educação

PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA PARA 2018